O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Lara Antunes - 7 anos
Ana Luísa Carvalho - 7 anos
Jéssica Sequeira - 7 anos
Amélia Rebolo - 7 anos
Margarida Nóbrega - 7 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Foram cinco crianças do 2º ano de escolaridade que tiveram uma participar ativa neste pequeno projeto. Este veio esclarecer alguns factos ambientais, para as crianças. Desde a pesquisa e sessões de esclarecimento até à sua conclusão, foram surgindo algumas dúvidas que foram, gradualmente, esclarecidas.
Demos início com a auscultação das crianças acerca do tema. Seguimos com sessões de informação e alguma pesquisa, questionando alguns pontos para que, em conjunto, vissem as suas dúvidas esclarecidas. Seguimos para a construção do painel, focando as vantagens ambientais e económicas do uso de material reciclado. Surgiram algumas ideias e, aos poucos, foram-se concretizando no painel. Devido à situação epidemiológica que ainda requer cuidados e regras a seguir, nem todos participaram na elaboração prática do mesmo.
Foi evidente o entusiasmo marcado durante todo o processo, principalmente pelo facto de termos conduzido os discentes a refletir e a elaborar o trabalho, do que simplesmente termos incutido algo.

Metodologia de Construção do Painel:
Tratou-se de um trabalho que abarcou, principalmente, a qualidade do ar no Funchal. Utilizamos alguma pesquisa na internet no link indicado, assim como em sites que nos forneceram o estado do tempo, temperatura, vento e humidade para o dia selecionado. Utilizamos um fundo de painel já usado mas que reutilizamos, revistas, botões, tintas, lápis de cor e cores de feltro. Após sugestão das crianças, o fundo foi pintado com uma representação do Funchal. Fizeram-se recortes de revistas e colagem de botões para a representação de casas. De uma ilustração com um batom, surgiu um avião e após algumas dobragens, uns barcos. Foi retirada da internet e impressa toda a informação necessária que, posteriormente, foi pintada, recortada e colada no painel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Este foi um trabalho que consideramos interessante para os alunos, do ponto de vista ambiental e da obtenção de novas experiências ao nível da Expressão Plástica.
Após questionar as crianças, concluímos que a qualidade do ar na nossa localidade não é má mas poderia ser melhor. Foi por elas sugerido que as pessoas poderiam andar menos de carro e utilizar mais os transportes públicos para diminuir a poluição do ar.
No geral, todos gostaram do resultado final do seu trabalho e questionaram quando seria o próximo.