O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Lara Mendes, 11 anos
Maria Sousa, 12 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
INTERVENIENTES
Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner
Alunos da Turma 6.ºG
Coordenação deste Projeto: Professor Luís Alexandre
IDADES
11, 12 anos
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais.
Inicialmente, foi apresentado o Projeto Eco-Escolas “O Ar que Eu Respiro”, sendo escolhido este desafio. Seguidamente, foi dado a conhecer o portal QualAr, onde podem ser observados os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde e a qualidade do ar, nomeadamente na região habitada pelos alunos. Foram também discutidas medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído e bons hábitos a promover para reduzir as emissões e promover um bom ar.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os alunos, além de realizarem ilustrações sobre o tema geral "O Ar que Eu Respiro", recolheram a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola, na página https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto. Como a recolha não foi feita diariamente, a informação recolhida refere-se, essencialmente, à previsão da qualidade do ar.
MATERIAIS
Papel cenário; marcadores; internet.

Metodologia de Construção do Painel:
Num painel de cortiça da aula, foi colocado papel de cenário, onde foram registadas as informações recolhidas.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Concluiu-se que a qualidade do Ar é bastante variável e que, no concelho onde está inserida a Escola, habitualmente a qualidade é satisfatória, uma vez que raramente apresenta qualidade abaixo de médio.