O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos da Turma B de 6ºano da Escola João Pedro de Andrade de Ponte de Sor. Faixa etária dos alunos 11 anos de idade.

Imagens:

Memória Descritiva:
O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alusivo aos temas/conteúdos em estudo – Sistema respiratório humano: Doenças respiratórias e Higiene do sistema respiratório. O desafio foi lançado aos alunos pela docente das referidas disciplina, que desde logo manifestaram interesse em participar no projeto Eco Escolas – “Painel ClimAr – O ar que eu respiro”. Ao longo das aulas, na construção do painel "ClimAr", foi realizada a medição da qualidade do ar (obtidos por consulta diária do portal Qualar); registo do estado do tempo, temperatura (graus), humidade (%) e vento (Km/h).

Metodologia de Construção do Painel:
A medição da temperatura foi realizada diariamente pelos alunos de uma forma rotativa. A consulta diária do portal Qualar feito pelos alunos escalonados para o efeito. Os registos foram feitos no painel, em documentos elaborados pelos alunos.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Apesar dos alunos ainda não terem terminado a análise e tratamento estatístico dos dados obtidos, puderam concluir que:
No mês de abril na região onde a escola se insere, apresentou uma melhor qualidade do ar do que no mês de maio;
Nos meses de abril e maio houve 3 dias (14%) de qualidade do Ar "Médio"; 16 dias (14%) de qualidade do ar "Bom e 3 dias (14%) de Qualidade do ar "Muito Bom".