O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Colégio D. José I (Aveiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso - 14 anos
Bárbara - 14 anos
Francisco - 14 anos
Lara - 14 anos
Tomás - 14 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
A atividade consistiu na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho de Aveiro onde está inserida o Colégio. Os dados para a elaboração do painel foram consultados diariamente, pelos alunos, no portal QualAR - Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente. Para além da informação da qualidade do ar, foi também tida em conta a informação do estado do tempo, temperatura, humidade.

Metodologia de Construção do Painel:
O painel foi elaborado na atividade não curricular Laboratório de Ideias.
Este foi elaborado por três alunos do 8.º e dois alunos do 9.º ano.
Os alunos começaram por decidir quais os materiais a utilizar e a escolher as imagens a colocar na informação.
A moldura do painel foi elaborada com restos de esferovite, bem como, papel de cenário para a tela.
De seguida procederam à construção da moldura e colocaram na sala de aula do 8.º ano.
Diariamente os alunos consultavam o portal QualAR e atualizavam a informação do painel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os alunos concluíram que o ar no concelho de Aveiro apresenta, por norma, boa qualidade. Compreenderam que a qualidade do ar afeta a nossa saúde e é importante promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar.