O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Martim de Freitas (Coimbra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Francisca Marques Ramos - 11 anos
Guilherme Barreto de Sousa Amaral e Costa - 11 anos
Luísa Inês Neves de Cabral Figueiredo - 11 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Os alunos do 5ºB foram sensibilizados para a questão da qualidade do ar.
Foi realizada uma apresentação do tema, pela coordenadora do Eco-Escolas, em que se falou das instituições que fazem a avaliação do ar que respiramos, das consequências de uma má qualidade do ar e dos principais poluentes e malefícios para a saúde humana.

Metodologia de Construção do Painel:
Após serem sensibilizados para as preocupações relativamente à qualidade do ar, o grupo de três alunos, a Francisca, o Guilherme e a Luísa, elaboraram um cartaz com a identificação do estado de tempo e outro com a identificação da qualidade do ar. Durante duas semanas consultaram o site do IPMA e da APA e transpuseram os resultados para o Painel. Diariamente, apresentavam os resultados aos colegas de turma.
Todo o material utilizado na elaboração dos cartazes resultou da reutilização de sacos de papel usados.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os alunos concluíram que o estado da qualidade do ar em Coimbra variava entre o muito bom e o bom. O nível de classificação bom estava associado ao ozono, nos dias com temperatura era mais elevada.