O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB de Almeirim - Edifício Canto do Jardim (Almeirim)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turmas : 4ºA, B , C e D
Idades: 9 e 10 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
Existiu um painel de monitorização onde num quadro magnético com magnetes de cor se ia registando diariamente a qualidade do ar, depois de consulta do link em sala de aula.
Cada turma era responsável durante uma semana pela atualização diária do painel que estava no Centro de Recursos.
No final fez-se uma ação , em que os alunos concluíram que a qualidade do ar aumenta depois da chuva, uma vez que a nossa região tem agricultura intensiva, existe muita matéria particulada em suspensão no ar, ao chover essas partículas são arrastadas.
No final, cada turma construiu uma tabela para colocar no Painel Final( a concurso)- Resumo das 5 semanas e todos colaboraram na ilustração.

Metodologia de Construção do Painel:
Colaborativa entre as 4 turmas do 4ºano.
No Centro de Recursos esteve sempre o painel de monitorização, com magnetes de cores, com cores iguais às apresentadas no Site.
A elaboração do Painel Final, cada turma construiu a sua tabela semanal de monitorização diária da qualidade do ar. Tendo a ilustração sido feita também com a contribuição das 4 turmas.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Em 64% dos dias a qualidade do ar foi bom e muito bom.
Em 28% dos dias a qualidade do ar foi médio.
Em 4% dos dias a qualidade do ar foi fraco.
Em 4% dos dias a qualidade do ar foi mau,