O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Adriana Silva; Afonso Freitas; Alysson Souza; Bruno Pinto; Cristiano Lima; Daniel Tomé; Eduardo Quinteiro; Inês Ferreira; João Pacheco; João Ferreira; José Pedro Gonçalves; Lara Gomes; Leandro Costa; Luis Dores; Margarida Ribeiro; Matilde Pinto; Nuno Costa; Rodrigo Guimarães; Simão Pereira; Soraia Ferreira.
Todos os alunos frequentam o 9º ano e têm 15 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
A professora de Geografia nas suas aulas incentivou os alunos a aderirem a mais esta atividade de construção de um Painel tendo-os sensibilizado primeiro. Os alunos aderiram à atividade ficando de realizar trabalhos para a disciplina com o tema "O Ar que eu respiro". Estes, pesquisaram e foram apresentando os trabalhos. Uma equipa de alunos da turma ficou de atualizar os dois placards com o dia de "Hoje" e o dia de "Amanhã" que se situavam em 2 pavilhões diferentes e por onde professores e alunos do 9º ano passavam para ter as suas aulas. Os alunos gostaram da atividade.

Metodologia de Construção do Painel:
Todos os dias os alunos de uma turma do 9º ano responsáveis pela atualização do Painel verificavam os símbolos do tempo para o dia de "Hoje" e "Amanhã" e colocavam informação pertinente resultante das suas investigações.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Clima e Tempo são conceitos diferentes. Em cada dia o tempo varia e o mês de abril (mês de onde estas fotografias foram tiradas) encontra-se numa estação do ano com o tempo muito instável.