O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 2.º Ciclo (11 anos): João Santos, Rodrigo Teixeira, João Salviano;
Alunos do 3.º Ciclo (12-13-14 anos): Catarina Lobo, Rodrigo Baleia, Ariadna Hilário, Rafael Santos, Sofia Rodrigues, Carolina Ferreira, Beatriz Baptista, Tiago Marques, Mara Sendinha, Sara Cerqueira, Laura Pedro, Maria Pais, Mariana Grácio, Pedro, Lobo, Pedro Silva.

Imagens:

Memória Descritiva:
Os objetivos e as orientações para a construção do painel ClimAR, foram apresentados aos alunos nas sessões online do Eco-Escolas, a par dos modos de acesso às informações acerca da qualidade do ar (site QualAR e aplicação). Os professores coordenadores também orientaram uma das sessões destinada a abordar a questão da qualidade do ar (poluentes, fontes emissoras, entidades responsáveis pela monitorização, etc.) e na qual foi realizada um Quizziz para aferir as aprendizagens (obteve-se uma média de 75%).
Com base na exploração no site QualAr, os alunos aprenderam a ler as tabelas de dados referentes à estação mais próxima da localização da escola (Mem-Martins). Procurando manter a facilidade de leitura/interpretação das informações pelos alunos, foi construída uma tabela em formato MS Word usando uma organização dos dados e um grafismo muito semelhantes ao do site. Assim, foi possível agendar com eles um conjunto de datas em que estes ficaram responsáveis por registar os dados correspondentes nessa tabela (e as informações do estado de tempo do dia) e com as quais se ia contruindo um Paddlet acessível a toda a equipa Eco-Escolas.
A etapa seguinte foi a de lançar o desafio à equipa de alunos para idealizarem a construção do painel tendo em conta os conteúdos obrigatórios naquele suporte. Após a partilha de ideias e sugestões, optou-se por uma abordagem “modular” em que seriam reunidos um conjunto de informações a imprimir em páginas A4 e A3, reforçadas por papel cartão. De facto, o espaço adequado para a instalação é um grande painel amovível que encontra na entrada principal da escola. Alguns alunos também envolveram a disciplina de EV para elaboração de algumas nuvens em cartolina e de um conjunto numeroso de pequenos hexágonos em cartolina como símbolos representativos dos vários poluentes, prevendo a sua instalação no painel usando fio de lã.
Entretanto, o facto termos instalado um sensor no âmbito do projeto MapeAR trouxe uma necessidade de complementarmos o painel ClimAR com as informações e os dados referentes ao sensor.
Em grupo Eco-Escolas, procedeu-se à seleção dos conteúdos e posteriormente efetuou-se uma simulação virtual da respetiva organização (usando miniaturas à escala sobre um documento MS Word) no futuro espaço de exposição.
Após esta fase foi organizada uma sessão presencial do Eco-Escolas em que parte da equipa procedeu à montagem do painel QualAR.

Metodologia de Construção do Painel:
Fixação dos "módulos" (cf. memória descritiva) com recurso a fita adesiva sobre um painel amovível.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
A dimensão e a localização do painel captaram a atenção da comunidade educativa, tendo-se observado vários momentos em que as pessoas paravam para o observar demoradamente. Constatamos que foram várias pessoas comentaram o facto da qualidade do ar ter sido "Boa" ou "Muito Boa", e também propuseram hipóteses explicativas das três situações (registadas através do sensor), em que os valores limite diário de exposição às PM10 da OMS foram ultrapassados (estando a qualidade do ar nesse parâmetro classificada como "Fraco").