O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma do 4ºB (9-10 anos), professora Vilma Amaral

Imagens:

Memória Descritiva:
Durante o 3º período dedicamo-nos ao estudo do ambiente. O ponto de partida foram dois livros, o livro “Greta e os Gigantes” e “A admirável história de Greta Thunberg”. O livro “Greta e os Gigantes” foi um aluno que trouxe para ler aos colegas e houve uma colega que referiu também ter um livro sobre a mesma ativista e trouxe para exploração na sala de aula.
O livro “A admirável história de Greta Thunberg” fala sobre o efeito de estufa. Começámos então a nossa aventura pelo estudo do ambiente, iniciámos com um brainstorming sobre o que é o ambiente, direcionando-nos para o planeta Terra e para a poluição. Abordámos a poluição dos mares, onde fizemos um levantamento de quais as principais causas da poluição dos mesmos e o que é que o ocenano representa para nós (segundo a turma: vida, diversão, habitat, água, vida marinha, casa, anémonas, plantas marinhas, natureza, baleias, peixes, planeta azul, calma, aprendizagem, tranquilidade, ondas, música, comcentração, desporto, chuva, lagostas, exploração marinha, Titanic (barcos), areia, Triângulo das Bermudas, ciclo da vida, algas,…) e ao pesquisarmos um pouco sobre o tema, rapidamente nos apercebemos que existem vários problemas associados à temática, como a poluição causada pelo “derrame de óleo dos barcos”, pelo plástico, a destruição de alguns habitats, o turismo, a pesca em locais proíbidos, a sobrepesca, os icebergues a derreter e a falta de controlo dos recursos. Partindo deste ponto, fomos tentar perceber o que seriam estes recursos e descobrimos que um dos problemas era o excesso de utilização de combustíveis fósseis. Pesquisámos o que era esta matéria-prima e onde a utilizamos e, assim, chegámos à poluição do ar. Foi a vez de direcionarmos o nosso estudo para a poluição do ar, mas afinal o que é o ar que respiro?
E segundo a chuva de ideias realizada na turma é: oxigénio, dióxido de carbono, H2O, partículas, …
E…o que podemos relacionar com o ar?
Árvores, plantas, sol, água, plâncton, terra, atmosfera, nuvens,….
Aprendemos o que ajuda e o que prejudica o ar que respiramos e descobrimos também que há estações que analisam a qualidade do ar e que até há algumas perto de nós.
Analisámos o relatório “Avaliação da qualidade do ar ambiente na região de Lisboa e Vale do Tejo em 2017”, apropriamo-nos de alguns termos utilizados e da numenclatura dos poluentes e decobrimos que “na maior parte dos casos a degradação da qualidade do ar é devida às emissões de origem antropogénica, sendo as principais fontes de poluição os transportes rodoviários, as grandes instalações de combustão, tais como as centrais termoelétricas, e outras unidades industriais”. Analisámos os vários tipos de gráficos, mapas e introduzimos o conteúdo percentagem na disciplina de matemática e ainda trabalhámos a notícia na disciplina de disportuguês.
Fizemos observações diárias no site QualAr, dos valores previstos e dos valores observados e optámos por fazer o registo de uma semana para colocar no nosso painel CliMar, para fazer o tratamento dos dados com sentido.
A turma foi dividida em grupos para a realização do painel, que foi afixado na sala e será utilizado na exposição exterior que iremos realizar na última semana de aulas, para dar a conhecer as nossas descobertas a toda a comunidade educativa.
Continuámos a exploração do tema do ambiente e decobrimos que uma das maiores fontes de oxigénio é o oceano, voltámos a estudar a temática “aquecimento global”, mas desta vez não quisemos ficar pela prevenção, com os vídeos de sensibilização e optámos por passar à ação. Procurámos ideias de ações realizáveis, para darmos os primeiros passos na melhoria do ambiente.
Assim, na semana da exposição, vamos fazer a ementa “salvar os oceanos”, realizando uma ementa com, apenas uma refeição de peixe e outra de carne, ao almoço e ao jantar e as restantes refeições vegetarianas. Todas as famílias ficarão com o desafio de fazer a ementa em casa e, assim, reduzir o consumo de carne e de peixe durante esta semana.
Estamos também a fazer maquetes com as consequências do aquecimento global para o planeta Terra, para expôr na semana temática a realizar na última semana de aulas.
Os alunos envolveram-se e mantiveram-se motivados durante todo o projeto e aumentaram a consciência dos problemas existentes e das pequenas mudanças que todos podemos fazer para melhorar a qualidade do ambiente.

Metodologia de Construção do Painel:
Cada grupo escolheu uma parte do tema, pesquisou e elaborou a informações para o painel coletivo, organizámos as diferentes informações e elaborámos o painel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Aprenderam o que são e quais são os poluentes do ar, o que podem causar na nossa saúde e na do ambiente. Relativamente ao site QualAr perceberam que mesmo estando numa zona urbana, os níveis de apresentados são bons. Com a informação que pesquisaram descobriram quais são as maiores fontes de poluição do ar e como podemos ajudar a melhorar e ainda trabalharam as notícias referentes aos nível de poluição durante o confinamento e perceberam que o ambiente "respirou melhor" quando o número de fábricas e de carros diminuiu.