O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 5º C com idades entre os 10 e 12 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
O desafio/painel ClimAr, foi lançado nas aulas de educação visual à turma do 5ºC, 26 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade, da Escola Básica António Dias Simões - Ovar. De referir que o desafio foi iniciado no período de confinamento e o acompanhamento feito online, tendo sido implementada a metodologia de trabalho de projeto de acordo com os objetivos e o seu enquadramento. Foram consultados, analisados e debatidos os temas com base nos links: https://por1bom-ar.apambiente.pt/; https://qualar.apambiente.pt/. Foi feita a monitorização e registo diário dos índices da qualidade do ar, em grelha criada para o efeito.
Sendo um produto de comunicação visual, foram abordados conteúdos específicos da disciplina, com preocupação na organização formal dos elementos gráficos e no sentido de estimular o sentido crítico, a autonomia e a criatividade, os alunos exploraram ideias e técnicas a desenvolver, de acordo com o tema proposto.
A produção e a transmissão da mensagem através de imagem e texto, foram exploradas através de diferentes formas de expressão, técnicas mistas e criação de sinalética/pictogramas de compreensão fácil e com recurso a legendas. A experimentação, a verificação de resultados e a resolução de problemas foi uma constante para as opções tomadas. A adequação e a funcionalidade na aplicação ao objetivo foram consideradas na construção desta representação gráfica.

Metodologia de Construção do Painel:
O painel/mapa do concelho de Ovar é o suporte do trabalho, construído em aglomerado de madeira e base de gesso, incluindo informação ilustrada e pintada das características mais importantes da região. Além da informação diária sobre a qualidade do ar, é adicionada através de sinalética, informação sobre o estado do tempo e temperatura, sendo esta atualizada diariamente pelos alunos. A sinalética foi construída em placas de PVC e papel autocolante com base nos pictogramas identificados e em uso nos diferentes portais.
O painel está colocado no polivalente da escola, local de grande visibilidade e acesso aos diferentes serviços por toda a comunidade escolar, tem a dimensão aproximada de 3 metros quadrados. Foram ainda criados slogans na disciplina de Português relativamente ao tema e construídos cartazes com os mesmos, estes figuram junto ao painel.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os alunos envolveram- se de forma muito interessada e participativa, na recolha e organização dos dados, com vista à construção de tabelas e gráficos em Excel, na disciplina de Matemática (Capítulo -Organização e tratamento de dados). Nas aulas de Ciências Naturais (capítulo- o ar) e em artiulação com a disciplina de Português puderam tirar algumas conclusões acerca da qualidade do ar no concelho de Ovar. Verificaram que a qualidade do ar foi melhor durante o mês de fevereiro, o que correspondeu ao período de confinamento, em que a economia parou. Pareceu haver uma tendência para a qualidade do ar piorar às sextas e sábados, talvez por acumulação de partículas ao longo da semana. Esta análise apenas serve para verificar tendências na qualidade do ar.