O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos das turmas 7ºC e 7ºD, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos.

Imagens:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Geografia e da temática Clima, os alunos do 7º ano, turmas C e D, foram desafiados a participarem no Painel ClimAr.
Depois de uma primeira abordagem sobre os gases indicados no sítio da QualAr, suas causas e consequências, foi feita a distribuição das semanas a observar por cada grupo de trabalho.
Cada grupo de alunos ficou responsável por preencher as grelhas disponibilizadas para o efeito sobre a Previsão da Qualidade do Ar e sobre a Previsão do Tempo, em Vila Nova de Cerveira. Para isso, consultaram as páginas online da QualAr (qualar.apambiente.pt) e do Instituo Português do Mar e da Atmosfera (ipma.pt).
No final, foi feito um balanço das observações efetuadas.

Metodologia de Construção do Painel:
Para a construção do painel, foi reutilizado, como base, um painel K-line existente na Escola.
Cada grupo de alunos ficou responsável fazer a pesquisa da informação necessária e por preencher as grelhas disponibilizadas para o efeito sobre a Previsão da Qualidade do Ar e sobre a Previsão do Tempo. O registo da qualidade do ar foi feito diariamente e a apresentação dessa informação foi feita semanalmente.
O Painel ClimaAr foi atualizado todas as semanas, durante o mês de maio e início de junho.
O Painel está exposto no átrio da EBS de Vila Nova de Cerveira.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Vila Nova de Cerveira, sendo um concelho rural, ainda mantém, na maioria dos dias observados, uma boa ou muito boa qualidade do ar.
A qualidade do ar é, regra geral, muito boa em dias de chuva.