O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Mykhailo Zadorozhnyi – 10 anos
Inês Gil – 10 anos
Mikael Machado – 10 anos
Fábio Rocha – 11 anos
Rodrigo Macatrão – 11 anos
Eva Mendes – 11 anos
Lara Ribeiro – 11 anos
Lara Mendes – 11 anos
Mariana Ramos – 11 anos
Sofia Nunes – 11 anos
Eva Duarte – 14 anos
Oleg Lesnyak – 14 anos

Imagens:

Memória Descritiva:
A atividade foi desenvolvida por vários alunos de turmas diferentes (5.º, 6.º e 9 anos de escolaridade) e contou com a colaboração das disciplinas de educação visual, educação tecnológica, ciências naturais e matemática.
Numa primeira fase os alunos foram motivados, através da apresentação e exploração do site https://qualar.apambiente.pt/ e da App “QualAR”, para os principais substâncias poluentes, as suas fontes e consequências para saúde, de forma a obterem conhecimentos necessários para a fase de seleção da informação que se pretendia transmitir à comunidade e como é que essa informação deveria ser transmitida.
Findo este processo, estavam prontos para passar á fase de construção do Painel.

Metodologia de Construção do Painel:
O suporte utilizado no painel foi uma placa de contraplacado velha, que foi pintada com tons de azul e branco a representar o céu. De seguida o espaço do painel foi dividido e organizado de forma a representar as informações sobre a qualidade do ar na Figueira da Foz, o estado do tempo, a temperatura e a orientação do vento. Por fim foram construídos os ponteiros em cartão canelado e afixados ao suporte através de parafusos e pregos.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Na leitura do nosso Painel ClimAR podemos obter informação sobre:
- Qualidade do ar global na região da Figueira da Foz (do próprio dia e do dia seguinte);
- O estado do tempo para esse dia;
- A temperatura máxima para esse dia;
- A orientação do vento para esse dia.
O painel foi exposto na sala dos alunos e despertou muita curiosidade e interesse de toda a comunidade educativa.
Existe uma equipa de alunos responsável por diariamente atualizarem os dados do painel de acordo com a informação recolhida na “App QualAr” e no site do IPMA.