O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Almeirim ( 3 trabalhos )



Escola Básica dos Charcos (Almeirim)

Para a elaboração do Painel foi fornecido às professoras do 4ºano as regras do concurso enviadas pela Coordenação Nacional. O Painel continha as informações da qualidade do ar no conselho de Almeirim. Os dados para o Painel foram consultados diariamente […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Almeirim - Edifício Canto do Jardim (Almeirim)

Existiu um painel de monitorização onde num quadro magnético com magnetes de cor se ia registando diariamente a qualidade do ar, depois de consulta do link em sala de aula. Cada turma era responsável durante uma semana pela atualização diária […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Moinho de Vento (Almeirim)

Para a elaboração do Painel foi fornecido à professora do 4ºano as regras do concurso enviadas pela Coordenação Nacional. O Painel continha as informações da qualidade do ar no conselho de Almeirim. Os dados para o Painel foram consultados diariamente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 1 trabalho )



Escola Luís Madureira (Amadora)

A propósito dos temas da Preservação ambiental e os diferentes Estados do tempo, os alunos do Pré-escolar da Escola Luís Madureira têm vindo a realizar há muitos anos a medição diária do estado do tempo e o seu registo em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )



Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

Após a leitura de um livro que abordava a temática da poluição a temática foi debatida em grande grupo. Foi proposto a exploração do site: https://qualar.apambiente.pt/ O grupo mostrou-se muito entusiasmado com o site: as questões do sabia que, a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Campo Maior ( 1 trabalho )



Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Sendo o CEAN um espaço de pré- escolar e ATL tentámos criar um painel divertido seguindo a ideia do semáforo. Semanalmente imprimimos os gráficos e analisamos os resultados semanais. Depois o grupo do 4º ano decide a cor que deve […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Jardim de Infância Conde Ferreira (Figueira da Foz)

Memória descritiva do Painel Climar Descrição e caracterização do projeto: A poluição do ar pode causar um enorme impacto em dois grandes âmbitos: a saúde humana e o meio ambiente. Entre os principais efeitos da poluição do ar estão doenças […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

Foram cinco crianças do 2º ano de escolaridade que tiveram uma participar ativa neste pequeno projeto. Este veio esclarecer alguns factos ambientais, para as crianças. Desde a pesquisa e sessões de esclarecimento até à sua conclusão, foram surgindo algumas dúvidas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )



Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)

O Painel ClimAr foi construído e colocado num placard num espaço comum da escola, onde foi sendo preenchido pelos alunos do 4.ºano. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI nº195 (Lisboa)

A partir do Projeto Eco-Escolas decidimos em Assembleia de Turma, fazer o Desafio do Painel ClimAR. A professora projetou o site "Qual Ar- Qualidade do Ar" que exploramos em conjunto para percebermos mais sobre este tema. Investigamos os níveis de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )



Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

A poluição do ar assume-se como o maior problema ambiental, sobretudo em centros urbanos mais populosos. É neste sentido que a OMS alerta para o impacto da poluição atmosférica, assim como a redução da qualidade de vida de todos os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 1 trabalho )



Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Os alunos do 2º ano, desenvolveram esta atividade em 2 partes: - Primeira parte- Investigação e exploração da temática; - Segunda parte- Registo diário e monitorização da qualidade do ar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 3 trabalhos )



Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

A Turma do 2ºA, constituída por 14 alunos, 8 rapazes e 6 raparigas, com a colaboração da Professora Titular de Turma, a qual também tem o cargo de Coordenadora do Eco-Escolas, efetuou as pesquisas necessárias sobre a monitorização da qualidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

O cartaz/painel Eco-escolas, elaborado pelos alunos do 4º ano de escolaridade da escola nº 2 do agrupamento de Perafita, aborda temas trabalhados em turma pelos alunos do 4º ano. No ano 2020/2021, o programa do Eco-escolas permitiu-nos abordar o tema: […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

O Abordagem ao tema em abril, diálogo, instigação e motivação em assembleia de turma; O Visualização de vários vídeos, sobre o Ar, consultados na Escola Virtual, Porto Editora; O No dia 12 de abril, Dia Nacional do Ar, pesquisa e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 1 trabalho )



Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Durante o 3º período dedicamo-nos ao estudo do ambiente. O ponto de partida foram dois livros, o livro “Greta e os Gigantes” e “A admirável história de Greta Thunberg”. O livro “Greta e os Gigantes” foi um aluno que trouxe […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )



Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às implicações que tem na qualidade de vida e saúde dos seres vivos. Aprender a consultar as diferentes plataformas e saber retirar os dados sobre a qualidade do ar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI Dois Portos (Torres Vedras)

Este projeto tinha como objetivo a construção de um calendário para registar o tempo diariamente. Este trabalho foi realizado pelos sete alunos do 4º ano de escolaridade, com a coordenação da professora titular de turma Paula Martins. Primeiramente foi apresentado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )



Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Após a exploração da aplicação QualAr (https://qualar.apambiente.pt/), para identificar a qualidade do ar no concelho de Vila Franca de Xira, a qual foi feita diariamente, considerámos importante fazer uma pesquisa dos principais poluentes atmosféricos existentes no nosso concelho. A partir […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )



Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

O trabalho foi desenvolvido tendo em conta as orientações definidas nas regras/ regulamento da atividade. Começamos por consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente e explorar a forma como estava organizada a informação. De seguida, os alunos tiveram a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 1 trabalho )



Escola Luís Madureira (Amadora)

Alusivo aos temas em estudo: “Qualidade do ar e importância da sua preservação” nos 5ºanos e “Emissão de poluentes para a atmosfera” nos 8ºanos, os alunos destes anos da Escola Luís Madureira foram desafiados pelas docentes de Ciências Naturais e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Por forma a sensibilizar os alunos sobre alterações climáticas e a poluição atmosférica, foi lançado este desafio de construírem um painel onde registavam os valores dos principais agentes da qualidade do ar que respiramos. Os alunos como frequentam o 8º […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 2 trabalhos )



Colégio D. José I (Aveiro)

A atividade consistiu na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho de Aveiro onde está inserida o Colégio. Os dados para a elaboração do painel foram consultados diariamente, pelos alunos, no portal […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Para sensibilizar os alunos relativamente às alterações climáticas e a poluição do ar, foi proposto este desafio, o de construção de um painel no qual seria registada de forma gráfica a previsão da Qualidade do Ar para o próprio dia […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

A professora de Geografia nas suas aulas incentivou os alunos a aderirem a mais esta atividade de construção de um Painel tendo-os sensibilizado primeiro. Os alunos aderiram à atividade ficando de realizar trabalhos para a disciplina com o tema "O […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castro Daire ( 1 trabalho )



Escola Básica de Castro Daire (antiga EB Nº2 Castro Daire) (Castro Daire)

O desafio foi escolhido pelos alunos, que estavam muito interessados e curiosos em aprender sobre um tema diferente, foi integrado no conteúdo do 6ºAno, relativo ao sistema respiratório e a saúde. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )



Escola Martim de Freitas (Coimbra)

Os alunos do 5ºB foram sensibilizados para a questão da qualidade do ar. Foi realizada uma apresentação do tema, pela coordenadora do Eco-Escolas, em que se falou das instituições que fazem a avaliação do ar que respiramos, das consequências de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estremoz ( 1 trabalho )



Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)

Identificámos os poluentes e as partículas que interferem na qualidade do nosso ar. Construímos o nosso painel digital através da plataforma Book Creator. Mas quisemos ainda saber + sobre a qualidade do ar da nossa terra… e fomos procurar bioindicadores. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )



Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

Foi lançado o desafio " O ar que eu respiro" durante um período de isolamento profilático para realizarem uma pesquisa autónoma através de sites facultados pela ABAE e pela docente. Numa das aulas o grupo- turma dirigiu se à biblioteca […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A atividade foi desenvolvida por vários alunos de turmas diferentes (5.º, 6.º e 9 anos de escolaridade) e contou com a colaboração das disciplinas de educação visual, educação tecnológica, ciências naturais e matemática. Numa primeira fase os alunos foram motivados, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

O trabalho foi realizado utilizando uma tela branca. Utilizaram-se marcadores, velcro, material plástico reutilizável e plasticina. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Estando os alunos da única turma de 7.º ano de escolaridade da escola envolvidos em diferentes projetos, foram selecionados, pelo professor de Físico-Química, quatro alunos para desenvolverem o presente projeto. Ocorreram algumas sessões de formação sobre a utilização das ferramentas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Escola Alemã de Lisboa (Lisboa)

O projeto foi proposto na disciplina de Geografia no âmbito do temas Áreas urbanas /Problemas das áreas urbanas. A construção do painel faz parte de um projeto mais abrangente de análise da qualidade do ar e do ruído na Escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Ave-Maria (Lisboa)

Em grupos de trabalho planificaram-se vários painéis. Sendo que esta atividade consiste na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola, escolhemos a Torre de Belém como base […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

O Painel do Clima foi construído pela turma do 8.º T2, na disciplina de Ciências Naturais, no âmbito das aprendizagens desenvolvidas na temática das Catástrofes Antrópicas, nomeadamente a destruição da camada de ozono e o aumento do efeito de estufa, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )



Escola Básica da Venda do Pinheiro (Mafra)

Atividades realizadas ao ar livre, 21 de maio […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

Um grupo de alunos do 7ºB ficou responsável por efetuar as pesquisas necessárias sobre a monitorização da qualidade do ar, através da exploração do site da Agência Portuguesa do Ambiente. Com o auxílio dos professores de Físico-Química e Ciências Naturais, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )



Escola Básica D. Dinis (Odivelas)

Após terem lecionado o tema “A importância do ar para os seres vivos”, na aula de Cidadania e Desenvolvimento trabalharam e pesquisaram acerca da qualidade do ar e o que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar, onde lhes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

O tratamento deste tema que decorreu ao longo de oito aulas e iniciou-se com a consulta de um documento intitulado As Alterações Climáticas, colocado na internet pelo jornal O Público. Fomos lendo paulatinamente este documento e simultaneamente fomos preenchendo duas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 1 trabalho )



Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

O desafio/painel ClimAr, foi lançado nas aulas de educação visual à turma do 5ºC, 26 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade, da Escola Básica António Dias Simões - Ovar. De referir que o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Sor ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alusivo aos temas/conteúdos em estudo – Sistema respiratório humano: Doenças respiratórias e Higiene do sistema respiratório. O desafio foi lançado aos alunos pela docente das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portalegre ( 1 trabalho )



Escola Básica José Régio (Portalegre)

Memória descritiva Painel ClimAr De modo a proceder-se à elaboração do painel ClimAr, numa primeira fase, foram apresentados aos alunos os objetivos deste desafio, assim como as características do trabalho a realizar. Foi-lhes igualmente dado a conhecer a aplicação QualAR- […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 1 trabalho )



Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Os objetivos e as orientações para a construção do painel ClimAR, foram apresentados aos alunos nas sessões online do Eco-Escolas, a par dos modos de acesso às informações acerca da qualidade do ar (site QualAR e aplicação). Os professores coordenadores […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sobral de Monte Agraço ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (ex. EBS de Sobral de Monte Agraço) (Sobral de Monte Agraço)

Na semana do dia mundial da Terra, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos de diversas turmas do 2º ciclo e 3º ciclo, visionaram um documentário sobre a qualidade do ar e fatores que o afetam, documentário da série […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

A Escola Básica e Secundária de Campo aceitou este desafio, proposto pela ABAE no âmbito do Programa Eco-Escolas, para trabalhar com alunos do 5º ano. O trabalho consistiu num DAC com a participação das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática; Cidadania […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila do Conde ( 1 trabalho )



Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

O desafio “Ar que Respiro” foi desenvolvido no âmbito das aprendizagens essenciais de Ciências Naturais, com os alunos do 8.º ano da turma E. Durante o Ensino à Distância foram abordadas e desenvolvidas as aprendizagens essenciais relativas à Poluição Atmosférica. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

INTERVENIENTES Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner Alunos da Turma 6.ºG Coordenação deste Projeto: Professor Luís Alexandre IDADES 11, 12 anos METODOLOGIA Este projeto foi desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais. Inicialmente, foi apresentado o Projeto Eco-Escolas “O Ar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Externato Infante D. Henrique (Braga)

Com o objetivo de responder ao desafio Eco-Escolas relativo à qualidade do ar, a turma do primeiro ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, criou este painel ClimAr. A ideia era criar o debate em torno do tema "o ar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Tudo começou a partir de um esboço feito numa folha… delineámos os aspetos que não poderiam ser esquecidos: o logotipo do Programa Eco-Escolas; o nome do projeto; a fonte da recolha dos dados diários e a sinalética que iríamos utilizar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

No âmbito do Eco-Escolas, Desafio ClimAR, foram realizados dois painéis digitais como alternativa ao painel físico. De forma a dar resposta à situação pandémica e ao regime de ensino à distância, estes painéis digitais tornam-se mais interativos e facilitam o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )



Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

A contaminação da atmosfera está diretamente relacionada com o desenvolvimento industrial. Atualmente a problemática da poluição tem vindo a tornar-se mais pertinente, em resultado do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita de recursos, o que tem causado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

No âmbito da disciplina de Geografia e da temática Clima, os alunos do 7º ano, turmas C e D, foram desafiados a participarem no Painel ClimAr. Depois de uma primeira abordagem sobre os gases indicados no sítio da QualAr, suas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )



Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

O ar puro é essencial para nossa saúde e para o meio ambiente. No entanto a sua qualidade tem vindo a degradar-se graças à ação humana. As mortes prematuras devido à má qualidade do ar têm vindo a aumentar e […]

Ver a página do trabalho aqui.