O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso Pereira, 11 anos; Catarina Garcia, 10 anos; Dinis Cotrim,10 anos; Fabiano Martins, 10 anos; Filipe Ferreira, 10 anos; Francisca Paulo, 10 anos; Frederico Nunes, 10 anos; Guilherme Silva, 10 anos; Helena Martinho, 10 anos; Íris Veiga, 10 anos; João Ferreira, 11 anos; Leonor Martins, 10 anos; Lucas Perdigão, 11 anos; Marco Henriques, 11 anos; Margarida Duarte,10 anos; Martim Gomes,11 anos; Martim Santos, 10 anos; Mateus Crispim, 10 anos; Rafael Rodrigues, 12 anos; Santiago Martins, 10 anos; Santiago M

Nome do Jogo:
O Ar é Amigo!

Regras do Jogo:
Material: 24 cartas, 12 magenta e 12 azuis; 1 dado; 2 a 4 jogadores.
Regras:
1. Colocam-se todas as cartas sobre uma mesa com os desenhos voltados para cima;
2. Cada jogador lança o dado, para se decidir quem inicia o jogo. O jogador a quem sair o maior número de pintas é o primeiro a jogar, seguindo-se os restantes jogadores pelo sentido dos ponteiros do relógio;
3. Cada jogador vira primeiro uma carta magenta e de seguida uma azul, se conseguir completar corretamente uma frase fica com o par de cartas e volta a jogar. Se não conseguir volta a colocar as cartas na mesa e passa a vez a outro jogador.
4. Ganha quem conseguir fazer o maior número de frases corretas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Professores coordenadores: Maria Eugénia Bruno; Maria de Jesus Rosa, Filipa Santos e José Ferreira.
Alunos da turma D do 5.º ano
Na aula de Cidadania e Desenvolvimento a professora Eugénia deu a conhecer o projeto "O Ar que eu Respiro", e as atividades a ele associadas. A nossa turma escolheu fazer um Jogo de Correspondência. A professora mostrou um vídeo sobre a poluição do ar e de seguida, pediu que cada um pensasse em frases relacionadas com o ar. Na aula de Ciências Naturais, a professora Filipa analisou as nossas frases, escolhemos as mais significativas, dividimos as frases e fizemos alguns ajustes.
Nas aulas de Educação Visual, decidimos o tamanho das cartas e a cor da cartolina que serviria de base, ficou então decidido que para as cartas que tinham o início da frases, a cor da cartolina seria magenta e para as restantes seria azul. Cada aluno fez um desenho alusivo ao tema, o qual serviria para decorar a parte de trás das cartas. Uns fizeram desenhos a identificar situações de poluição do ar, outros situações de ar respirável. Nas aulas de TIC, com o professor José, copiámos as frases, colocámos o símbolo do Agrupamento e do Eco-Escolas e por fim colámos na cartolina. A nossa professora de Educação Visual sugeriu fazermos um saco para guardar o jogo, achámos a ideia muito gira e com a ajuda dela, fizemos um saquinho onde guardámos o nosso jogo.
Utilizámos para fazer o jogo folhas de papel cavalinho, cartolina magenta e azul, lápis de cor e restante material de desenho e pintura.