O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
O Jogo foi elaborado pelos alunos do 9.º Ano e que estão inscritos no Clube de Ciência Viva da Escola:
- Diana Matos, 15 anos;
- Leonor Silva, 15 anos;
- Márcia Lima, 15 anos;
- Sara Bompastor, 15 anos.

Nome do Jogo:
Poluição do Ar - Causas, Consequências e Formas de Combater (Forma Pares)

Regras do Jogo:
1. Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 elementos.
2. Organizar os grupos em mesas distintas
3. Distribuir as cartas por cada grupo e pedir-lhes para fazer pares entre causas da poluição do ar e suas consequências ou entre consequências e formas de minimização do impacte ambiental de cada um dos poluentes atmosféricos. (Preferencialmente ter mais do um conjunto de cartas para que os alunos possam trabalhar em grupos pequenos)
4. Os alunos devem discutir dentro do seu grupo para chegar às possíveis soluções.
5. Depois de terem formado os pares, deve ser promovida a discussão intra-turma e verificada a sugestão de solução das cartas conforme a tabela apresentada (ver documento em anexo)

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O desafio “Ar que Respiro” foi desenvolvido no âmbito do Clube Ciência Viva da Escola, com os alunos do 9.º ano que estão inscritos no mesmo (5 alunos). Apesar de este clube já existir na escola há alguns anos, este ano letivo e com o 9.º ano, apenas começou a funcionar no segundo período a partir do dia 8 de fevereiro, altura em que se iniciou o Ensino à Distância.
Só no 3.º período e de novo em Ensino Presencial, se iniciou o desenvolvimento do desafio. Começamos inicialmente por fazer uma pequena revisão sobre os conteúdos abordados durante o 8.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente às causas e consequências da Poluição atmosférica, da água e do solo. De seguida, a atenção foi concentrada apenas na Poluição Atmosférica, tendo-se elaborado um pequeno esquema com causas e consequências da poluição atmosférica
Já na Biblioteca e fazendo uso do computador e através da plataforma Google Drive, os alunos organizaram a informação recolhida previamente, realizaram ainda alguma pesquisa, selecionaram imagens e de seguida puseram mãos à obra na construção Jogo. Depois de criado o jogo, montaram-no e elaboraram as regras.
Por fim, o trabalho produzido foi divulgado no Padlet do Clube e do Eco-Escolas da Escola.