O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Marli Brito, 16 anos e Lucas Almeida ,16 anos.

Nome do Jogo:
Jogo da memória - Principais poluentes atmosféricos

Regras do Jogo:
O jogo é formado por 9 cartas: 3 cartas com os principais poluentes atmosféricos (CO2, CFC e SO2), outras 3 cartas com as consequências provocadas por cada um dos poluentes identificados e, por fim, mais 3 cartas compostas por algumas medidas para minimizar os efeitos dos poluentes.
À semelhança de qualquer jogo da memória, as cartas são baralhadas e dispostas aleatoriamente, com a informação voltada para baixo.
O aluno vira uma carta e analisa a sua informação e volta a virá-la para baixo.
Quando conseguir corresponder três cartas deixa as três viradas para cima.
E continua até ter todas as cartas viradas.
Ganha quem conseguir em menos tempo associar as cartas de forma correta:
Poluente - consequências provocadas por esse poluente - medidas para minimizar os seus efeitos.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 8ºA, nas aulas de ciências naturais, no âmbito do tema "desequilíbrios dos ecossistemas". A construção do jogo surgiu da ideia de poder ser aplicado na outra turma do 8ºano.
Etapas do trabalho:
Etapa 1 - Os alunos (grupos de 2) realizaram uma pesquisa no manual e na internet sobre os diferentes tipos de poluição e poluentes. Apresentaram os resultados/ conclusões à turma.
Etapa 2 - Pesquisaram no manual e na internet sobre quais são os principais poluentes atmosféricos. e tamém apresentaram as conclusões à turma.
Etapa 3 - Os alunos concluíram que os principais poluentes atmosféricos são: dióxido de carbono, dióxido de enxofre e os CFC.
Etapa 4 - Os alunos pesquisaram no manual e na internet sobre as consequências ambientais de cada poluente e apresentaram à turma a pesquisa realizada.
Etapa 5 - Debate/discussão sobre como cada um de nós pode nas suas atividades diárias minimizar os efeitos provocados por estes poluentes.
Etapa 6 - Investigação no manual e na internet de outras medidas que podem ser usadas para minimizar a poluição
Etapa 7 - Os alunos definiram a construção do jogo: 9 cartões do mesmo tamanho, cada um com uma informação (poluente, consequência ambiental, medidas para minimizar).
Etapa 8 - Elaboram em Word os cartões com a informação recolhida nas etapas anteriores.
Etapa 9 - Imprimiram e colaram num cartão para conferir maior durabilidade.
Etapa 10 - Os alunos votaram nos melhores cartãos (grupo) para submeter na plataforma do Eco-Escolas.

Link do Jogo: