O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos de 5º ano entre os 10 e os 12 anos.

Nome do Jogo:
Com a bolhinha vamos salvar o Planeta - O que sabemos do nosso ar?

Regras do Jogo:
Regras:
O jogo é composto por grupos compostos por 4 ou 5 elementos;
Cada grupo lança uma vez o dado para saber quem começa, sendo que começa aquele a quem sai o maior número e, assim sucessivamente por ordem decrescente;
Quando um grupo cai numa casa, deverá retirar o cartão das zonas das perguntas ao qual terá de responder. Se o grupo acertar na resposta, mantém-se na mesma casa. Caso contrário, recua 3 casas.
Para ganhar o jogo, um dos grupos deverá chegar à casa nº22 com um número certo, se o número de pontos do dado for demasiado alto, terá de recuar os restantes números. Por exemplo, um jogador está a 3 casas do fim, se o resultado do dado for o nº 6, avança 3 casa e recua 3 casas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Turmas direcionadas: 5º ano de escolaridade
Disciplina: Português
Conteúdo: O Ar que eu respiro
Através da pesquisa do tema em questão, os alunos referiram os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
Objetivos:
Os alunos juntamente com as suas famílias um trabalho de pesquisa, posteriormente, foram elaboradas questões e as suas respostas. O trabalho consistiu em compreender os aspetos relativos à qualidade do ar, às alterações climáticas; causas e consequências. Após a investigação de soluções avaliando os pós e contras. Os alunos desenvolveram o seu espírito crítico, autonomia e criatividade.

Link do Jogo: