O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºB e 5.ºC.
idades compreendidas entre os 10 e 13 anos

Nome do Jogo:
O ar que eu respiro

Regras do Jogo:
O jogo foi elaborado em formato digital.
Basta clicar no link:https://wordwall.net/play/12486/715/901 e responder às questões.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
A atividade foi realizada no regime de Ensino à Distância na disciplina de Laboratório de Aprendizagem, com recurso à plataforma TEAMS. Esta disciplina foi criada no âmbito do Plano de Inovação que a nossa escola está a implementar.
Em grupo, os alunos responderam ás questões propostas na atividade depois do visionamento de um vídeo. Nas sessões síncronas os grupos trabalharam em salas virtuais, separadamente, dos outros grupos. Nas tarefas assíncronas, os grupos interagiram no espaço de conversa criado no TEAMS para cada grupo, com supervisão do professor.
Pesquisaram sobre os poluentes atmosféricos, fontes de poluição natural e humana, consequências da poluição do ar e soluções. Apresentaram o resultado da pesquisa em documento Word ou através de fotografia anexados à tarefa. Cada grupo apresentou o resultado da sua pesquisa e das respostas às questões à turma, onde foram analisadas várias situações.
Os alunos criaram cartões desenhados sobre cada um dos tópicos pesquisados (poluentes, fontes de poluição, consequências e soluções) e tiraram fotografias para entregar o seu trabalho. Cada aluno apresentou o cartão elaborado e os colegas tentaram adivinhar o seu significado. Foram escolhidos os desenhos que melhor representavam a situação pretendida, de forma, a que todos os alunos tivessem um desenho no jogo final.
A partir dos cartões criados elaborou-se um jogo digital na aplicação Wordwall, com algumas questões relacionadas com o tema.
Todos os alunos tiveram oportunidade de participar no jogo final. O link também foi partilhado com os professores das turmas e com os encarregados de educação.

Link do Jogo: