O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Serra, 12 anos

Poluição do Ar

Regras do Jogo:
O jogo tem duas partes.
A 1ª parte do jogo é sobre fontes e consequências da poluição do ar.
A 2ª parte do jogo é dedicada aos poluentes do ar.
O jogador deve fazer a correspondência entre o conceito e a respetiva definição em cada uma das partes do jogo. Para jogar apenas é necessário aceder aos links e introduzir um nome.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
As questões deste jogo foram elaboradas por alunos do 7º ano de escolaridade da escola Básica de S. Pedro da Cova. Na disciplina de Físico-Química é abordado o tema "Energia", em que são estudadas as principais fontes de energia, bem como as consequências da sua utilização para o ambiente, incluindo a poluição atmosférica. Este tema deu o mote para a pesquisa de informação e lançamento do desafio de criação de questões no modo "descrição ---- resposta". Para além do conteúdo sobre fontes de poluição do ar relacionado diretamente com a produção e utilização de diferentes fontes de energia, surgiram também propostas de questões relacionadas com consequências e poluentes do ar. Em seguida, as questões foram compiladas na aplicação "wordwall" e criado um jogo com duas partes, de modo a possibilitar a visibilidade e executabilidade do mesmo em ecrãs de tamanho mais pequeno. O jogo será divulgado na comunidade escolar como uma das atividades do Dia Eco-Escolas.

Link do Jogo:

• Parte 1: https://wordwall.net/play/17669/567/919 | Parte 2: https://wordwall.net/play/17654/036/178