O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana (6 anos)
Diogo (6 anos)
Clara S. (4 anos)
Mariana L. (6 anos)
Guilherme (6 anos)
Benjamin (5 anos)

Nome do Jogo:
Dominó "O Ar não se Polui"

Regras do Jogo:
As regras que se aplicam a este dominó são as mesmas que se aplicam aos dominós tradicionais. Ou seja, fazer corresponder uma imagem ou frase igual.
É constituído por 28 peças. Sete peças para cada jogador.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
A atividade do jogo da correspondência começou com uma conversa com o grupo acerca do ar e da poluição do ar, de onde fizemos um apanhado de algumas frases das crianças.
Em seguida fizemos três experiências com o grupo: simulação de um vulcão, o balão foguetão e uma fonte de água colorida.
Estas experiências pretenderam ser as catalisadoras das conversas seguintes que se debruçaram sobre: os gases e fumos dos vulcões e as propriedades do ar.
A partir daqui o grupo foi desafiado a pensar como fazer um jogo de correspondência que demonstrasse o aprendido.
Foram dadas várias hipóteses: pares, dominó, sombras,,, O grupo escolheu por maioria fazer um dominó. Assim usámos: cartões brancos como base, esferográfica para escrever as frases, lápis para desenhar, canetas para pintar, folhas brancas para desenhar e cola.