O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
André Duarte Paulino - 16 anos
João Rafael Oliveira - 17 anos
Lara Sofia Justo - 16 anos
Leonardo Miguel Oliveira - 17 anos
Salomé Sofia Franco - 15 anos
Vitor Rafael Duque - 15 anos
Rodrigo Manuel Saturnino - 15 anos

Nome do Jogo:
O ar que respiro - jogo de memória

Regras do Jogo:
O jogo é constituído por imagens que se assumem como peças de dominó. Cada peça terá o seu par.
Ganha o jogo quem conseguir fazer todos os pares no mínimo tempo possível.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O jogo pretende sensibilizar para os efeitos da poluição do ar. Nas aulas de Ciências e TIC foram trabalhadas as temáticas sobre a poluição do ar. Foram estudados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema em trabalhos de pesquisa e em articulação com a disciplina de TIC. Todas as informações recolhidas foram colocadas num Google-Slides funcionando assim em trabalho colaborativo. Os aspetos mais relevantes, aos olhos dos alunos tiveram especial destaque com o resultado das imagens por eles escolhidas a fim de constituírem a carta em formato dominó. Nesta carta-dominó os alunos colocaram as suas imagens recorrendo a imagens existentes na internet. Ao duplicarem cada carta-dominó construíram o Jogo de memória que se assume em 2 formatos: o formato físico e o formato digital.
O formato físico foi construído em cartolina posteriormente plastificada. Cada carta, num total de 5 pares, apresenta aspetos relacionados ou com a causa ou com o efeito da poluição do ar.
Quanto ao formato digital do jogo, tendo por base as referidas cartas-dominó, o jogo foi concebido com recurso à ferramenta tecnológica Genially.

Link do Jogo: