O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turmas do 8ºI e 8ºJ (idades entre 13 e 16 anos)

Nome do Jogo:
Jogo do Ar e da Poluição do Ar

Regras do Jogo:
1) Início do Jogo:
- As equipas posicionam o seu peão no início do jogo (caixa amarela no canto inferior esquerdo do tabuleiro).
- O dado é lançado uma vez por cada uma das equipas. A equipa que obtiver maior valor no dado inicia o jogo e assim sucessivamente.
- Em caso de empate entre equipas, procede-se com novo lançamento do dado, até se conseguir proceder ao desempate.
- O conjunto de cartas com questões é baralhado pelo professor, sendo as mesmas colocadas com as questões voltadas para baixo.
2) Jogadas:
- Seguindo a ordem de jogo para as equipas, o professor retira a carta que se encontra no topo e lê a respetiva questão à equipa.
- Após a leitura da questão e das opções, o porta-voz da equipa tem no máximo 40 segundos para apresentar a resposta. Em caso contrário, a resposta é considerada errada.
- Se a equipa acertar na resposta, lança o dado e avança para a casa correspondente ao valor do mesmo. Caso atinja uma casa especial, realiza a ação nela considerada. Caso não acerte na resposta, não lança o dado e mantém a sua posição até a próxima jogada.
- O jogo termina quando acontecer uma das seguintes situações em primeiro lugar:
- Uma equipa alcançar a última casa do jogo (casa 80), sendo esta a equipa vencedora.
- Se atingir o fim do tempo letivo da aula (45 minutos), sendo a equipa vencedora a que tiver avançado mais no tabuleiro do jogo.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O "Jogo do Ar e da Poluição do Ar" foi construído com as turmas 8ºI e 8ºJ, no âmbito do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, relacionando e mobilizando conteúdos curriculares trabalhados nas duas disciplinas.
Os alunos trabalharam em grupo e construíram as 64 questões que compõem o jogo.
O jogo é composto por um tabuleiro com 70 casas numeradas. Algumas casas são consideradas especiais, podendo levar as equipas a ganhar ou perder vantagem, como se indica em seguida:
- casa com imagem de sopro de vento: a equipa avança 3 casas;
- casa com imagens de poluição do ar: a equipa recua 3 casas;
- casa com imagem de um 2: a equipa terá duas tentativas de resposta na próxima questão;
- casa com imagem da Terra poluída: a equipa regressa à casa número 1.
Fazem parte ainda do jogo 1 dado numerado e 1 peão colorido por cada equipa.