O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Crianças da sala dos 4/5 anos

Nome do Jogo:
Poluição do ar

Regras do Jogo:
As crianças devem em primeiro lugar analisar a imagem do jogo e identificar o que está a acontecer; depois de identificadas as fontes de poluição do ar associadas à imagem vão procurar nas peças do jogo qual o "emogi" que devem colocar na seta vermelha, se o "triste" ou o "contente" e que peças do jogo devem colar associados aos efeitos causados pela poluição do ar. Para resolver esta problemática que soluções podemos encontrar? As crianças devem procurar qual o "emogi" correspondente à seta verde e identificar as imagens associadas às soluções para este problema.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Para a realização deste jogo recorremos aos vídeos facultados pela plataforma, a histórias infantis que retratam esta problemática e o diálogo em grupo sobre as opiniões das crianças sobre este tema. Depois de verificarmos o que está errado e o que está certo, decidimos realizar um jogo em que fosse percetível para crianças com esta faixa etária identificar as causas, as consequências e as soluções; optámos pelos "emogis" do "triste" e do "contente" para as consequências e para as soluções porque as crianças estão bastante familiarizados com estes símbolos.
Procedemos à pesquisa de imagens, recortámos e plastificámos as peças do jogo e o tabuleiro. Utilizámos velcro no tabuleiro e nas peças para ser de fácil utilização.