O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Bruna Meneses (13 anos) e Inês Meneses (13 anos)

Nome do Jogo:
“Poluentes atmosféricos”

Regras do Jogo:
Acede ao jogo através do link https://wordwall.net/play/11956/640/341.
Jogo é do tipo “Combinação” - arrasta-se e solta-se cada palavra-chave ao lado de sua definição.
O jogo é autocorretivo, apresenta número de resposta corretas, tempo de resposta e ranking. Também pode ser jogado várias vezes.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
A atividade foi proposta à turma do 8º 1ª, durante o Ensino a Ensino à Distância, e em articulação com a disciplina de Físico-Química, no Domínio “Tipos de reações químicas” e no Conteúdo “As combustões e a poluição atmosférica”.
O tema do jogo foi “Poluentes atmosféricos” e os subtemas foram fontes dos poluentes, consequências para a vida e como contribuir para a redução das emissões dos poluentes.
Foi proposta a utilização da plataforma digital “Wordwall” para preparar a atividade personalizada a participar no desafio “Jogo de Correspondência”. Foi selecionado o modelo de jogo “Combinação” - arraste e solte cada palavra-chave ao lado de sua definição.
O jogo é autocorretivo, apresenta número de resposta corretas, tempo de resposta e ranking. Também pode ser jogado várias vezes e é gerado um link pela aplicação que permite a sua partilha.
Assim, após de lecionados os conteúdos e, de serem apresentadas as orientações da atividade, os alunos elaboraram os jogos individualmente ou em grupo.
Participaram 20 alunos e foram concretizados 8 jogos na turma. Os jogos foram apresentados na reunião do Conselho Eco-Escola, na qual esteve presente a Representante do Eco-Espaço da Amadora e que congratulou os alunos pelos seus resultados na atividade.
Os jogos foram avaliados pela sua complexidade e coerência científica. O jogo vencedor apresenta 10 correspondências e abrange todos os subtemas propostos.
O balanço da atividade foi muito positivo, os alunos mostraram entusiasmo durante todas as etapas do trabalho.

Link do Jogo: