O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Turma do 5º G (10/11 anos)
Escola do Ensino Básico Padre António Luís Moreira
Ana Rita Ferreira, Beatriz Sofia Teixeira, Bruna Marlene Fonseca, Catarina Costa, Daniel Carvalho, Daniel Martins, Daria Mitina, Dinis Quaresma, Diogo Rafael Martins, Eduardo Pinto, Fátima Bastos, Gabriel Joaquim, Gustavo Martins, Inês Machado, Íris Lopes, Ivo Duarte, Lara Filipa Fernandes, Lia Beatriz Silva, Luana Beatriz Ribeiro, Luana Moreira, Luz Mota, Mateus Tavares, Rafael Casanova e Ricardo Carvalho.

Nome do Jogo:
Jogo da correspondência

Regras do Jogo:
O objetivo do jogo é identificar os cartões que respondem às seguintes dimensões da poluição do ar:
- Poluição do ar: causas (atividades humanas)
- Poluição do ar: causas (fontes naturais)
- Doenças e problemas de saúde causados pela poluição do ar
- Como resolver os problemas da poluição atmosférica
Os alunos jogam o jogo em grupos de 4, alternadamente.
Contabiliza-se o tempo que cada grupo demorou a concluir o jogo.
O grupo que mais depressa conseguir associar os cartões às dimensões focadas, vence.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Os alunos do 5º G, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular e do Programa Eco-Escolas, trabalharam transversalmente nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento, o tema "Poluição do ar".
Começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema em Cidadania e Desenvolvimento. Aprofundaram a pesquisa efetuada na disciplina de Ciências Naturais. Na disciplina de Português, esquematizou-se a informação relevante em 4 dimensões: causas da poluição do ar (atividades humanas), causas da poluição do ar (fontes naturais), doenças e problemas de saúde causados pela poluição do ar e resolução para os problemas da poluição do ar. De seguida, em Educação Visual, fizeram os cartões ilustrados e a caixa para guardar os cartões do jogo.