O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Catarina Correia Aguiar nº2 - 18 anos
Beatriz Conceição Capelo Pereira nº4 - 17 anos
Filipa Daniela Carreira Pimenta nº9 - 17 anos

Nome do Jogo:
MemorAR

Regras do Jogo:
Regras do jogo da memória- MemorAR:
1. Independentemente de como joguem, seja com as 50 cartas ou 10 por tema, devem baralhar bem as cartas;
2. Comece o jogo colocando todas as cartas viradas para baixo sobre uma superfície;
3. Para começar o jogo, um dos jogadores vira duas cartas e coloca-as para cima, para que todos os jogadores possam ver;
4. Se as duas cartas não corresponderem, as mesmas devem ser viradas para baixo e colocadas no mesmo local;
5. Se o jogador virar um par de cartas coincidente, então ganha essa ronda e recebe outra chance de jogar;
6. O objetivo do jogo é virar o maior número de pares de cartas possível;
7. O vencedor é o jogador que reúne o maior número de pares;
8. No modo de único jogador, o objetivo é identificar todos os pares no menor tempo possível.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O jogo da memória- MemorAR, está diferenciado em cinco temas com cinco cores diferentes:
Tons vermelhos: temática dos principais poluentes: o ozono (O3), as partículas (PM10 e PM2.5), o dióxido de enxofre (SO2), o dióxido de azoto (NO2) e o monóxido de carbono (CO).
Tons alaranjados: temática das fontes da poluição do ar: a agricultura, a indústria, a energia, os transportes rodoviários e o aquecimento residencial e comercial.
Tons amarelados: temática dos efeitos da poluição atmosférica: o aumento do efeito de estufa, o nevoeiro fotoquímico, a chuva ácida, o aquecimento global e a destruição da camada de ozono.
Tons verdes escuros: temática das consequências da poluição atmosférica: agrava a asma, provoca cancro, provoca problemas respiratórios, afeta os tecidos e reduz a quantidade de oxigénio no sangue.
Tons verdes claros: temática das possíveis resoluções para o problema: diminuir a quantidade dos poluentes, optar por uma agricultura biológica, substituir os combustíveis fósseis, usar transportes públicos e trocar os automóveis por bicicletas.
Tem um total de 56 cartas e 5 caixas e pode ser jogado por um único jogador ou vários jogares, podendo usar 50 cartas ou 10 (por cada tema).