O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Maria Manuel Silva, 11 anos
Maria Leonor Garcia, 11 anos

Nome do Jogo:
O Ar que Respiro

Regras do Jogo:
- Escolher um termo da coluna da esquerda e o termo correspondente da coluna direita
- Se a luz acender, a correspondência está correta
- Se a luz não acender, a correspondência está incorreta

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
INTERVENIENTES
Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner
Alunos das Turmas 6.ºB, 6.ºE, 6.ºF, 6.ºG, 6.ºH e 6.ºI
Coordenação deste Projeto: Professores Lucinda Areias e Luís Alexandre
IDADES
11, 12 anos
Este projeto foi desenvolvido, essencialmente, nas aulas de Ciências Naturais.
Inicialmente, foi apresentado o Projeto Eco-Escolas “O Ar que Eu Respiro”, sendo escolhido o desafio “Jogo de Correspondência” e respetivos materiais presentes na página eco-escolas.
Depois, em algumas turmas, foram visualizados vídeos sobre a poluição do ar, foram analisadas fichas de trabalho e, após pesquisas, foi preenchida uma tabela com as seguintes informações: fontes de poluição, poluentes, consequências e efeitos da poluição e possíveis resoluções para o problema. Posteriormente foram realizadas tarefas diversificadas: ilustrações, traduções de mensagens de vídeos em inglês, panfletos e/ou cartazes...
Noutras turmas, o trabalho foi feito pelos alunos em casa, de forma autónoma.
Além do jogo selecionado, foram realizados jogos online e projetados jogos de tabuleiro.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os alunos realizaram as várias atividades de forma empenhada, mostrando, no final, muito maior consciência para a problemática ambiental relacionada com a poluição do ar e para a necessidade de cada um contribuir para a diminuição da pegada carbónica.
MATERIAIS
Recursos sugeridos na página eco-escolas (fichas das atividades, vídeos, links e outros documentos); tabela para preencher sobre fontes de poluição, poluentes, consequências e efeitos da poluição e possíveis resoluções para o problema.
Materiais para a construção do jogo selecionado:
- caixa de cartão reutilizada;
- uma lâmpada;
- uma bateria;
- fios elétricos para o circuito;
- terminais;
- fotocópias;