O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Agrupamento de Escolas de Pardilhó) (Estarreja)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Lua - 14 anos
André Fidalgo - 13
Gabriel Lamego - 13
Luna Rodrigues - 14
Mara Sousa - 14
José Bastos - 14

Nome do Jogo:
O ar que eu respiro

Regras do Jogo:
Participantes: de 2 a 4 jogadores.
Componentes: 10 cartas com imagem.
Objetivo: montar pares de contrários.
Preparação:
• Um jogador embaralha as cartas viradas para baixo na mesa de jogo.
O jogo:
• Começa o jogador que faça o maior sorriso, se não houver concordância entre os jogadores, sortear o jogador que dará início à partida.
• O jogador que for iniciar a partida tem direito a virar 2 cartas ao contrário, se forem pares de contrários, guarda-as na sua frente, se não forem volta a virá-las de costas.
- Passa ao jogador seguinte, que repete a ação. O jogo roda no sentido dos ponteiros do relógio.
- O jogo prossegue até que não hajam cartas na mesa.
- Ganha o jogador que tiver arrecadado mais pares de contrários na sua frente. um jogador forme, com as cartas da mão, dois pares de contrários.
- Em caso de empate, ganha o jogador que melhor descrever as cartas que tem na sua frente, ex: par 8,emissões de dióxido de carbono provenientes dos carros, são altamente poluentes, responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono, que prejudicam o planeta, camada de ozono e o homem, a opção de carro elétrico é altamente benéfica, são amigos do ambiente e não poluem o ar.
Variante:
Os jogadores que conseguirem um par de contrários, só terá direito a ficar com ele se conseguir explicar o propósito da ação dos pares, ex: par 9: a agricultura industrializada é altamente poluente, no Ar e na Água, sendo muito prejudicial para a saúde. A agricultura biológica para além de preservar os solos, respeitar o equilibrio no ecosistema, trás-nos alimentos altamente saudáveis.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Foi apresentada a atividade aos alunos do 8ºA, na disciplina de Práticas Artísticas Contemporâneas, lido o regulamento.
Foram feitas pesquisas em internet de assuntos ligados a questões ambientais ligadas à poluição do Ar.
Os alunos iniciaram pesquisas individuais, registando em sebenta os assuntos que gostariam de ilustrar, compreendendo a mensagem.
Iniciaram os esboços das imagens, desenharam em papel cavalinho e pintaram os pares de contrários.
No final foram analisados e avaliados todos os pares.
Os alunos decidiram quais os pares de contrários a integrar no jogo.