O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos da turma 8.ºD da EB de Toutosa (23 alunos), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos.

Nome do Jogo:
Kahoot sobre Poluição Atmosférica

Regras do Jogo:
O jogo é constituído por 23 perguntas. A cada pergunta correta é atribuída uma classificação máxima de 1000 pontos, sendo a pontuação atribuída em função do tempo de resposta.
Depois de cada pergunta é apresentado um gráfico com o número de respostas corretas dos jogadores e respetiva classificação.
No final do jogo é apresentada a classificação final dos primeiros classificados

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Dado a Escola Básica ter decidido trabalhar o tema Ar, no âmbito do Programa Eco-Escolas, e a poluição atmosférica fazer parte do programa da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano, a turma 8.ºD foi desafiada pelas professoras de Ciências Naturais e de Matemática, as professoras Paula Lemos e Sara Martins, respetivamente, para criarem um jogo sobre esta temática.
A ferramenta eleita para o efeito foi a plataforma Kahoot, uma vez que esta ferramenta é utilizada com frequência pela professora de Matemática, como um recurso didático, e os alunos já estão familiarizados com a mesma na perspetiva do jogador. Deste modo, a professora destinou uma aula para ensinar a turma a fazer o jogo com esta plataforma.
A professora de Ciências Naturais, após ter lecionado a poluição atmosférica, solicitou aos alunos que formulassem questões dos tipos escolha múltipla e verdadeiro ou falso sobre o tema, tendo, posteriormente, seleccionado as que fariam parte do jogo.
Num terceiro momento, sob a orientação das professoras, e num trabalho colaborativo, a turma criou o Kahoot sobre Poluição Atmosférica.
Este recurso ficará disponível para os alunos jogarem e avaliarem os seus conhecimentos sobre o Ar Que Respiramos.
A realização deste desafio foi bastante gratificante para os envolvidos, tendo sido evidente o entusiasmo e empenho dos alunos bem como das docentes. E a jogar aprendemos!

Link do Jogo: