O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Colégio de São Teotónio (Coimbra)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
26 alunos de 17 a 18 anos.

Nome do Jogo:
Sopa de letras SalvAR

Regras do Jogo:
Sopa de Letras “salvAR”
Todos estamos alerta para a urgência que é o controlo da qualidade do ar, nos dias de hoje. Mas, para conseguirmos enfrentar esta adversidade corretamente, é importante atuarmos na raiz do problema, começando pela educação.
Para pôr à prova os teus conhecimentos neste campo, na sopa de letras a seguir encontrarás algumas palavras relativas aos principais poluentes, causas e respetivas consequências. Terás de encontrar as 22 palavras e agrupá-las nas categorias referidas anteriormente.
Boa Sorte!

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Biologia de 12º ano e da componente transversal de Educação para a Cidadania, foram abordadas em aula as temáticas da poluição ambiental, concretamente poluição atmosférica. A professora explorou com o turma tópiccos do Webinar dinamizado pela ABAE, "A qualidade do ar" e propôs à turma o desafio "O ar que eu respiro", tendo sido escolhido o Jogo como a opção de projeto. Os alunos organizaram-se em pequenos grupos, distribuiram tarefas e desenvolveram pesquisa sobre alguns dos principais poluentes, causas e efeitos/consequências. A elaboração de um jogo simples teve em conta a possibilidade de alunos mais jovens o poderem realizar e a assimilação lúdica dos conhecimentos levar a adotar comportamentos capazes de contrariar ou minimizar as causas e /ou denunciar para que os efeitos decresçam. Sendo alunos em ano terminal de secundário, o tempo é um fator limitativo e o confinamento não favoreceu, contudo, demonstraram envolviemnto e desenvolveram em total autonomia o projeto, já que a intervençaõ da docente foi na fase inicial para dotar de conhecimentos.