O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos do 8ºano, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos.

Nome do Jogo:
Causa-consequência: Poluição do Ar

Regras do Jogo:
1. O jogo é composto por 20 peças, identificativas das causas e das consequências dos principais gases poluentes da atmosfera.
2. As peças deverão ser voltadas ao contrário e baralhadas.
3. Cada jogador tem de associar corretamente 10 peças, num minuto.
4. Cada jogador deverá escolher um par de peças, associado corretamente e identificar a causa(s) e a consequência representada(s).
Ganha quem tiver identificado corretamente mais causas e consequências.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e da temática Educação Ambiental, os alunos do 8º ano, turmas B e C, foram desafiados a construir um Jogo da Correspondência sobre a poluição atmosférica, causas e consequências. Alguns aceitaram o desafio.
Primeiramente, foi feita uma pesquisa para identificar os gases poluentes que predominam na nossa atmosfera, as suas causas e consequências. Depois, cada aluno efetuou um desenho sobre cada uma das situações, numa folha branca com marcações para a posterior elaboração das peças do jogo de correspondência. Para dar robustez às peças, na sua base foi recortado e colado cartão, proveniente da embalagem de livros.