O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alexandra Mendonça Freire - 11 anos
Ana Rita V. Marcos - 12 anos
Beatriz Dias Bastos - 11 anos
Beatriz Rodrigues Brandão - 12 anos
Carlos Eduardo X. M. Costa - 12 anos
Diogo Magalhães Torres - 12 anos
Francisco Correia Torres - 12 anos
Francisco Manuel P. S. Fernandes - 11 anos
Guilherme Filipe S. Moreira - 12 anos
Inês Sofia M. Nogueira - 11 anos
João Da Costa Santos - 12 anos
João Pedro M. Mano - 11 anos
João Torrão Ferreira - 12 anos
Lara Teixeira Rebelo - 12 anos
Leonor Magno S. Pereira -

Nome do Jogo:
o-ar-que-eu-respiro7ºano1

Regras do Jogo:
Os alunos, em cada pergunta, têm de acertar na resposta correta.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

O ar que eu respiro_7ºano-ESJGZ_1

Memória Descritiva:
No âmbito da oferta educativa da Escola Secundária João Gonçalves Zarco para o ensino básico designada de DAC – Domínio de Articulação Curricular, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento assume um perfil de conjugação de três ramos científicos do Curriculo : a Informática, a Geografia e a História. A primeira com a designação de CET ( Complemento de Educação Tecnológica) articula-se na sala de aula com as duas últimas.
Trabalhando-se os domínios Desenvolvimento Sustentável e Ambiente, criou-se uma experiência de aprendizagem transversal às três disciplinas envolvidas. Após análise de documentos sobre a temática e visionamento de pequenos filmes, os alunos em vez de responderam a uma série de questões elaboradas pelos docentes, criaram questões sobre os conteúdos lecionados. Foi-lhes ensinada a utilização de ferramentas digitais como o Googledocs, Classroom e a plataforma didáctica Worwall. Após a passagem de várias fases onde se corrigiram as questões elaboradas pelos alunos, estas foram inseridas na plataforma Wordwall. O produto final consistiu na realização do jogo na turma e a inserção do mesmo na plataforma Ecoescolas.
Foi escolhida a app wordwall uma vez que, para o mesmo jogo, podemos escolher diferentes modelos de apresentação aos alunos tais como: perseguição do labirinto, abre a caixa, questionários...

Link do Jogo: