Desafio | Painel ClimAR

Todas as escolas podem participar, nos seguintes escalões:

• 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

• Conhecer o portal QualAr;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
  • Utilizar técnicas de expressão visual;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
Descrição

Esta atividade consiste na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados diariamente na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link.

Características do trabalho

O painel deve ser uma representação gráfica da previsão da Qualidade do Ar para o próprio dia e para o dia seguinte. Pode ser acrescentado, de uma forma opcional, informação sobre o estado do tempo, temperatura, humidade e vento.

A conceção, design e apresentação do painel é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.

Na plataforma Eco-Escolas, devem ser submetidas 6 fotografias que evidenciem o painel (vista geral e detalhes), o local onde está afixado, o grupo envolvido na sua construção e uma memória descritiva de como foi elaborado o trabalho.

Prazos

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:

– Qualidade e rigor da informação
– Processo e envolvimento dos alunos
– Criatividade e originalidade
– Estética/efeito final

Júri

O júri será constituído por elementos da APA e da ABAE

Prémios

A designar