Desafio | MAPeAR

A desenvolver em parceria com a ASPEA no seguimento do concurso que teve lugar em 2020.

Podem participar escolas e alunos de todos os graus de ensino.

Fases do Projeto*

Janeiro: webinar com os vencedores do concurso de projetos MAPeAR e entrega virtual de prémios.
Fevereiro: reunião de apresentação da rede MAPeAR às escolas aderentes.
Fevereiro: envio do kit para medição da qualidade do ar.

Março: workshop de implementação da rede MAPeAR, nos dias 5 e 12 de março (modo online).
Abril: início da recolha de dados dos sensores (fase experimental).
Junho: participação nas Jornadas de Educação Ambiental da ASPEA. Apresentação dos projetos em curso, reunião de avaliação do 1º Ano e organização do ano letivo 2021/2022.
Setembro: Fase de implementação do projeto de recolha de dados

* datas provisórias

Apresentação da rede MAPeAr | Sessão Online

Vai ter lugar no dia 15 de Fevereiro (segunda-feira), às 18h, a sessão de apresentação online da rede MAPeAR às escolas aderentes.

O formulário de inscrição para a sessão já se encontra disponível, e ficará aberto até ao dia da sessão (ou até ser atingido o número limite de participantes).

Inscrevam-se e participem!
..

Características do trabalho

No projeto MAPEAR aprendemos a utilizar o dispositivo de medição de partículas, desenvolvido pela sensor.community, para aferir a qualidade do ar, a partir da concentração de PM10 e PM2.5, que são indicadores gerais da poluição atmosférica.

Após a recepção do dispositivo, é necessário instalar este num lugar dentro da escola, ao ar livre, e preferencialmente ou parcialmente abrigado da chuva e do sol (por exemplo, perto de uma janela) e que tenha acesso a eletricidade e a internet sem fios sem autenticação.

A informação recolhida pelos sensores é transmitida automaticamente através da internet. É apenas necessário fazer a configuração inicial do aparelho.

O dispositivo de monitorização de partículas

• O dispositivo de medição de partículas escolhido é um aparelho open source desenvolvido inicialmente pelo projeto luftdaten.info, da Universidade de Estugarda e agora mantido pela sensor.community.

Para mais informação sobre as características do sensor, consulte o seguinte documento:

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.

Vídeo sobre o Projeto

Workshop de implementação da rede MAPEAR

Vai ter lugar nos dias 12 e 26 de Março, sextas feiras, o workshop online de 6 horas para professores da rede MAPEAR. Podem participar tanto professores como alunos e outras pessoas interessadas na temática.

Sessão 1 – 12 de Março das 14h30 às 17h30.

Sessão 2 – 26 de Março das 14h30 às 17h30.

O workshop terá quatro módulos:

Módulo 1. A rede MAPEAR e a ASPEA.

Módulo 2. Qualidade do ar e ruído para a saúde de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis.

Módulo 3. Mapeamento e instrumentação da monitorização da rede MAPEAR

Módulo 4. Participação em políticas públicas para uma cidadania ativa