Desafio | Jogo de Papéis

Participantes

Podem participar nesta atividade, as escolas com 3º ciclo, secundário, profissional e superior.

 

Objetivos

  • Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Investigar soluções avaliando os prós e contras;
  • Desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
  • Aprender a participar (educação para a cidadania);
  • Desenvolver competências de comunicação.
  • Aumentar a literacia relativamente à qualidade do ar;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar.
Descrição

Nesta proposta as escolas são desafiadas a interpretar diferentes personagens para debater um tema ambiental relacionado com a qualidade do Ar. No debate, os participantes abordam questões relacionadas com os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar), possíveis resoluções para o problema.
O jogo de papéis é uma técnica que consiste na encenação, por duas ou mais pessoas, de um problema ou situação. Trata-se de um jogo cada vez mais reconhecido como forma de aprendizagem, dado que promove a comunicação, interação dos participantes, a reflexão sobre um ou mais temas sob diferentes perspetivas e a criatividade.

Exemplo: poder-se-ão inspirar num jogo de papeis sobre Biodiversidade e Alterações Climáticas. Ver aqui

Características do trabalho

Metodologia: os alunos deverão investigar acerca das problemas relativos à qualidade do ar identificando e conhecendo causas, consequências, problemas e soluções.
Deverão, posteriormente, organizar um guião com a intervenção de diversas personagens que considerem ter um papel a dizer nesta questão (positivo ou negativo). Exemplo: industrial da indústria automóvel, ambientalista, produtor de energia a partir de combustíveis fósseis, médico de doenças pulmonares, presidente da câmara, etc.

Depois de preparado o guião com as descrições das características e ideias das diferentes personagens deverá ser organizado um debate (com intervenção de um moderador) onde se debaterão medidas e soluções facilitadoras do aumento da qualidade do ar.
O debate poderá decorrer em sala de aula ou ao ar livre, sendo os alunos os protagonistas.
Todo o debate deverá ser registado em vídeo. Este deverá ser posteriormente editado para não ultrapassar o tempo máximo de cinco (5) minutos. 

Deverão ser apresentados para concurso:
– o Guião com a descrição das diferentes personagens;
– o link do vídeo (que deverá ser carregado primeiro para o Youtube ou Vímeo)
– a identificação de todos os autores (Escola, Professor(es), Estudantes).
– os documentos relativos ao RGPD assinados pelos alunos/encarregados de educação.

Nota: as autorizações de todos os participantes (RGPD) e/ou respetivos encarregados de educação deverão ser assinadas, digitalizadas, carregadas na plataforma  e guardados os originais em papel. A autorização deverá incluir a cedência dos direitos de imagem ao Programa Eco-Escolas. (descarregar aqui)

Prazos

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

Avaliação

Na avaliação dos vídeos, será tido em conta a participação dos alunos, assim como o conhecimento adquirido, ou seja, a capacidade de entendimento dos alunos nas matérias, conseguindo assumir as personagens de forma correta, mas também de uma forma criativa. O desempenho dos papéis atribuídos deverá ocorrer sob a forma de uma peça de teatro, onde cada um representa a personagem, quer do ponto de vista físico e psicológico, quer do ponto de vista dos seus princípios e valores.

Júri

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, ABAE, e APA: DCOM e DGA.

 

Prémios

A designar

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