Maria Margarida de Carvalho Gomes: Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade; Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008. 

Certificada como formadora , pelo Conselho Científico-Pedagógico da  Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

Professora profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989. 

Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo  dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante  esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o  ensino secundário. 

Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011. 

Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo: dirigidos a escolas – Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente- e também dirigidos a autarquias – ECOXXI e Eco-Freguesias XXI (sendo autora destes últimos). 

Premiada com o projeto “Eco-Freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso.
Premiada no Terres de Femmes 2013. com o projeto “Brigada Verde Comunidade”

 

X