Joaquim Pinto

Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro, equiparação a Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santiago de Compostela (USC); Diploma de Estudos Avançados obtido na USC (equivalência mestrado) no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental, com frequência na etapa final da tese de doutoramento.

Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente entre 1996 e 2003 e 2011-2023, na coordenação de projectos de Educação Ambiental articulados entre a ASPEA, a Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Geral da Educação, encontrando-se com equiparação a bolseiro pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2008 e 2011.

Membro da direcção nacional da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (1993 – 2006) e Coordenador Regional da Delegação de Aveiro no mesmo período. É presidente da Direção da ASPEA desde maio de 2013.

Foi membro da Comissão de Educação e Comunicação da UICN; membro do Conselho Editorial Internacional da Revista TÓPICOS em Educação Ambiental; membro da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social.

Presidente da Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA Investiga) de 2006 a 2013;

Foi investigador do Centro de Estudos Africanos – Projecto FCT “PTDC/69094/2006”; Investigador colaborador no Grupo de investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental da USC.

Integrou a comissão organizadora e científica de várias jornadas, conferências e congressos de Educação Ambiental de âmbito nacional e internacional, e onde apresentou várias comunicações. Tem publicados vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projectos e investigações que desenvolveu.

Orientou estágios nas áreas da Educação Ambiental, do Turismo Ambiental e de Técnicos de Gestão Associativa.

Ministrou formação de professores e de grupos juvenis e participou em várias comissões e grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental, Participação Social, Turismo e Diversidade Cultural.