João Paulo Ferreira da Siva é licenciado em Gestão do Ambiente, com pós-graduações em: Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) e Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Curso de Estudos Avançados). Possui alguns cursos de especialização e de formação, na sua maioria relacionados com as ciências e tecnologias ambientais, bem como gestão da qualidade.

Pertence aos quadros da Câmara Municipal de Lisboa como Técnico Superior, desempenhando, actualmente, as funções de Chefe da Divisão de Gestão do Parque Florestal de Monsanto e de Sensibilização Ambiental. Foi até 2018 Responsável da Qualidade do Laboratório de Ensaios Acústicos.

É formador acreditado. Tem sido responsável por várias acções de formação na Câmara Municipal de Lisboa. Foi formador em cursos (profissionais e pós-graduações) de segurança ambiental,  no Instituto de Soldadura e Qualidade.

Desempenhou funções docentes na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e na Escola Profissional D. Dinis – Paiã.