Inscrições
As inscrições no programa Eco-Escolas realizam-se na plataforma Eco-Escolas recomendando-se que seja feita o mais cedo possível no ano letivo, por forma a maximizar a participação em atividades e a mais facilmente completar o ciclo dos 7 passos da metodologia do Programa.
PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
Para registar a intenção de participação no Eco-Escolas deverá ser efetuado o registo na plataforma Eco-Escolas.
Notas sobre a inscrição:
Se a escola já participa, mas mudou o(a) professor(a) coordenador(a), o(a) novo(a) coordenador(a) deverá em primeiro lugar registar-se na plataforma associando-s à escola e posteriormente realizar a inscrição.
Se a escola já participa, e se mantêm o(a) mesmo(a) professor(a) coordenador(a), basta realizar a inscrição para o ano letivo corrente.
3- A inscrição é sempre realizada em nome de um estabelecimento de ensino que será aquele ao qual será atribuída a Bandeira Verde Eco-Escolas no final do ano (se for o caso).
4– Nesta fase, a escola apenas tem que identificar os coordenadores(as), preencher/retificar os dados da escola, e indicar quais os temas que irão ser trabalhados.
compromisso da direção escola e compromisso do município.
CUSTO DE INSCRIÇÃO
O valor de inscrição no Programa Eco-Escolas mantém-se nos 70 euros.
Escola “interessada” ou escola “inscrita”
Quando a escola (ou o parceiro que a apoia ex. município, junta de freguesia…), não se compromete ao pagamento da inscrição anual no Programa Eco-Escolas a inscrição não poderá ser validada, sendo a escola apenas considerada como “interessada”. O não pagamento da quota de inscrição por parte da escola “INTERESSADA” poderá entre outros aspetos vir a condicionar a atribuição de materiais diversos inerentes aos Programa (nomeadamente a bandeira, certificados, etc) ou a participação em algumas das atividades e/ou desafios anuais.
A “ESCOLA INTERESSADA mas NÃO INSCRITA”, não deixará no entanto de ser acompanhada sempre que nos solicite e de integrar a rede de informação do Programa Eco-Escolas, sendo convidada a, da mesma forma, implementar os 7 passos inerentes a uma Eco-Escola.
Parcerias para a inscrição da escola
Até hoje o valor da inscrição tinha sido apenas solicitado aos municípios, no caso das escolas públicas, ou à direção da escola, no caso das escolas privadas. No entanto, a circunstância de alguns municípios levantarem este ano dificuldades na concretização deste compromisso, obrigou-nos a criar regras mais claras, por forma a poder assegurar a continuidade do Programa.
Assim sendo, o valor da inscrição continuará a ser de 70 euros, para todas as escolas interessadas em participar, mas é realizado apenas uma vez (e não 2 como anteriormente), afim de facilitar trabalho/burocracias e clarificar os recursos disponíveis.
É um facto que a maioria dos municípios tem, até hoje, vindo a assumir o valor de inscrição das suas escolas, por considerarem a importância de ter “escolas reconhecidas como Eco-Escola” nos seus concelhos. São nestes casos claramente assumidos como municípios-parceiros com os inerentes direitos e deveres.
No entanto, quando tal não acontece, as escolas têm vindo a encontrar formas de realizar a sua inscrição, recorrendo a outros meios de financiamento. Ex: Associações de Pais, Juntas de Freguesia – nestes casos poderá aparecer no certificado da escola este apoio…; ou então autonomamente dinamizando iniciativas para angariação de fundos (como feiras, leilões, cabazes…), envolvendo desta forma a comunidade escolar na responsabilidade e compromisso de participação no Eco-Escolas.
Porquê um valor de inscrição
O valor da inscrição visa ajudar a custear uma parte do trabalho e materiais inerentes ao funcionamento, gestão e atividades do Programa Eco-Escolas (ex: atendimento, formação, bandeiras, certificados, materiais diversos, ações no terreno, etc. etc.), e ainda o valor que a ABAE enquanto coordenadora nacional tem que pagar à FEE internacional (que coordena o Eco-Schools nos 52 países, segundo estas regras) por cada Eco-Escola no Programa em Portugal.
Uma vez que a ABAE, enquanto Organização Não Governamental de Ambiente não consegue, sozinha, financiar tudo isto, a quota de inscrição e alguns apoios e parcerias são fundamentais para permitir a sustentabilidade financeira e continuidade do Programa Eco-Escolas.
Qualquer dúvida contactar ecoescolas@abae.pt