Inscrições

As inscrições no programa Eco-Escolas realizam-se na plataforma Eco-Escolas recomendando-se que seja feita o mais cedo possível no ano letivo, por forma a maximizar a participação em atividades e a mais facilmente completar o ciclo dos 7 passos da metodologia do Programa.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO

Para registar a intenção de participação no Eco-Escolas deverá ser efetuado o registo na plataforma Eco-Escolas.

Notas sobre a inscrição:

1- Se é a primeira vez que a escola participa, o(a) coordenador(a) deverá em primeiro lugar inscrever-se na plataforma, depois, registar a escola, e por fim, realizar a inscrição.
Se a escola já participa, mas mudou o(a) professor(a) coordenador(a), o(a) novo(a) coordenador(a) deverá em primeiro lugar registar-se na plataforma associando-s à escola e  posteriormente realizar a inscrição.
Se a escola já participa, e se mantêm o(a) mesmo(a) professor(a) coordenador(a), basta realizar a inscrição para o ano letivo corrente.
2- Podem-se inscrever 1 ou 2 coordenadores(as) Eco-Escolas, recomendando-se que a coordenação seja partilhada por 2 professores(as).
3- A inscrição é sempre realizada em nome de um estabelecimento de ensino que será aquele ao qual será atribuída a Bandeira Verde Eco-Escolas no final do ano (se for o caso).
Quando todos os estabelecimentos de ensino de um Agrupamento são reconhecidos como Eco-Escolas, este será reconhecido como Eco-Agrupamento (Agrupamento 100% Eco-Escolas).
4– Nesta fase, a escola apenas tem que identificar os coordenadores(as), preencher/retificar os dados da escola, e indicar quais os temas que irão ser trabalhados.
Para completar a inscrição online na plataforma deve ser feito o upload de dois documentos:
compromisso  da direção escola e compromisso do município

CUSTO DE INSCRIÇÃO

No presente ano letivo (2023/24) o valor de inscrição no Programa Eco-Escolas é de 80 euros.

Escola “interessada” ou escola “inscrita”

Quando a escola (ou o parceiro que a apoia ex. município, junta de freguesia…), não se compromete ao pagamento da inscrição anual no Programa Eco-Escolas a inscrição não poderá ser validada, sendo a escola apenas considerada como “interessada”. O não pagamento da quota de inscrição por parte da escola “INTERESSADA” poderá entre outros aspetos vir a condicionar a atribuição de materiais diversos inerentes aos Programa (nomeadamente a bandeira, certificados, etc) ou a participação em algumas das atividades e/ou desafios anuais.
A “ESCOLA INTERESSADA mas NÃO INSCRITA”, não deixará no entanto de ser acompanhada sempre que nos solicite e de integrar a rede de informação do Programa Eco-Escolas, sendo convidada a, da mesma forma, implementar os 7 passos inerentes a uma Eco-Escola.

Parcerias para a inscrição da escola

O valor da inscrição é de 80 euros para todas as escolas interessadas em participar e é realizado apenas uma vez.
É um facto que a maioria dos municípios tem, até hoje, vindo a assumir o valor de inscrição das suas escolas, por considerarem a importância de ter “escolas reconhecidas como Eco-Escola” nos seus concelhos. São nestes casos claramente assumidos como municípios-parceiros com os inerentes direitos e deveres.
No entanto, quando tal não acontece, as escolas têm vindo a encontrar formas de realizar a sua inscrição, recorrendo a outros meios de financiamento. Ex: Associações de Pais, Juntas de Freguesia – nestes casos poderá aparecer no certificado da escola este apoio…;  ou então autonomamente dinamizando iniciativas para angariação de fundos (como feiras, leilões, cabazes…), envolvendo desta forma a comunidade escolar na responsabilidade e compromisso de participação no Eco-Escolas.

Porquê um valor de inscrição

O valor da inscrição visa ajudar a custear uma parte do trabalho e materiais inerentes ao funcionamento, gestão e atividades do Programa Eco-Escolas (ex: atendimento, formação, bandeiras, certificados, materiais diversos, ações no terreno, etc. etc.), e ainda o valor que a ABAAE enquanto coordenadora nacional tem que pagar à FEE internacional (que coordena o Eco-Schools nos 74 países, segundo estas regras) por cada Eco-Escola no Programa em Portugal.
Uma vez que a ABAAE, enquanto Organização Não Governamental de Ambiente não consegue, sozinha, financiar tudo isto, a quota de inscrição e alguns apoios e parcerias são fundamentais para permitir a sustentabilidade financeira e continuidade do Programa Eco-Escolas.

Qualquer dúvida contactar ecoescolas@abaae.pt