Helena Barracosa, Licenciada em Biologia (ramo de formação educacional) pela Universidade de Coimbra.  Mestre em Química celular pela Universidade do Algarve. Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Educação Ambiental. Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro do Grupo 520, Biologia e Geologia. Coordenadora do Programa Eco-Escolas desde 2008. Investigadora do Projeto EqEA em Portugal (IA/CCMAR). Formadora pelo CCFC em várias áreas e domínios,  incluindo Educação Ambiental.  Dinamizadora da REpEA (Rede de Equipamentos para a Educação Ambiental. Diretora da Ecoteca de Olhão (IPAMB/ICN/CMO). Autora de várias publicações, comunicações em congressos e participação em grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental. Coordenação/membro da equipa técnica de vários projetos na temática da Educação Ambiental.