Frederico Lopes

By Janeiro 6, 2020 Janeiro 12th, 2023 Seminário Eco-Escolas | Biografias

Frederico Lopes

Frederico Lopes é doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É professor de Desenvolvimento Motor na Faculdade de Motricidade Humana e investigador nas áreas do Jogo e Desenvolvimento Infantil, Psicologia Ambiental e Sociologia de Infância. Desempenha também funções de consultor e dinamizador de oficinas participativas para a criação de espaços de jogo e de recreio. É professor convidado pelo ISPA na lecionação de Ludicidade e Cultura em Educação, no âmbito do Mestrado em Educação do Pré-Escolar. É cofundador, vogal da Direção e Brinconauta do “1,2,3, Macaquinho do Xinês”, uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é a defesa e a promoção de espaços e oportunidades para as crianças brincarem livremente nos diferentes contextos do seu quotidiano. Enquanto membro desta associação, faz parte do Brincapé, um consórcio formado com a APSI, que tem vindo a realizar intervenções em diferentes bairros e zonas históricas da cidade Lisboa, com o objectivo de criar novas oportunidades para as crianças brincarem na rua e ocuparem com mais autonomia o espaço público . É membro fundador do rede portuguesa da International Play Association (IPA Portugal) e representante português na International Play Association (IPA).  Reside em Lisboa com a sua esposa e duas filhas e é um ativista na sua comunidade e bairro, na promoção de práticas diárias de incentivo à autonomia, mobilidade ativa e apropriação do espaço público, por parte de crianças e de suas famílias. Gosta de passar tempo em família e com amigos, usufruir dos espaços verdes, e de escrever canções, cantar e tocar guitarra.