Fernando Reis

Conservacionista, ativo ambientalista especializado em tubarões e experiente formador de mergulho com tubarões. Com uma licenciatura em economia matemática e mestrado em Marketing, o Fernando formou-se como mergulhador desde o início dos anos 80. Atualmente é também consultor
especializado em imobiliário, fotógrafo de arte e monitor de artes plásticas.

Na sua formação tornou-se guia de mergulho certificado Divemaster PADI com a especialidade White Shark Awareness Diver. Hoje é Shark Diver Instructor Trainer, do Sharks Educational Institute, sendo também o seu Diretor Executivo e um dos seus cofundadores em 2016.

Como mergulhador de tubarões e naturalista, tem colaborado com várias associações e organizações como a APECE em Portugal, a Pro-Squalus no Brasil, e escreve regularmente para o Librito del Sur na Argentina, a Emirates Diving Association nos Emirados Árabes Unidos, a SharkProject
International e outras ONGs internacionais.

É também co-fundador e membro do Steering Committee da Shark Atlantic Platform, e formou em Espanha, nas Ilhas Canárias onde viveu, a Alianza Tiburones Canarias, tendo organizado três edições do Festival de Cinema Subaquático das Ilhas Canárias.

Em 2020 e por ocasião do 4º aniversário da Aliança Portuguesa da Rede Global Compact, iniciativa de sustentabilidade corporativa da ONU, foi nomeado também como um dos embaixadores portugueses do Objetivo 14 ‘Proteger a Vida Marinha’ da Agenda 2030, relativo ao domínio da conservação e uso sustentável do oceano, mares e recursos marinhos.

Em 2021, juntamente com alguns amigos portugueses especialistas em educação e em tubarões, funda a ‘Associação SEI Portugal’ – filial nacional da ONG internacional ‘Sharks Educational Institute’ – à qual atualmente preside.