Escola Secundária de Fafe

Município: Fafe

Informação
Agrupamento:

Escolas de Fafe

Grau de ensino:

Secundário

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Braga
Concelho: Fafe

Morada:
Avenida da Liberdade
4820-142 Fafe

Telefone:
253 490 750

Localização GPS: 41.447380, -8.173937

Breve descrição

A Escola Secundária de Fafe é a escola-sede do Agrupamento de Escolas de Fafe. Fisicamente é constituída por três blocos – A, B e C – e um bloco central polivalente, onde funcionam os Serviços Administrativos, a Direção, o PBX, a cantina, sala de professores, o bufete e a papelaria e um pavilhão gimnodesportivo. Para além das salas de aulas, dos laboratórios de Biologia/Geologia, de Física/Química e de Matemática, das salas de Informática, das salas específicas dos Cursos Profissionais e CEF, existem outros espaços de apoio: dois auditórios, Biblioteca/Centro de Recursos/Museu, sala de Diretores de Turma, gabinete de atendimento aos Encarregados de Educação, gabinete de Serviços de Psicologia e Orientação Educativa, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, Reprografia e vários gabinetes de Departamento. As instalações foram recentemente intervencionadas, tendo sofrido obras de requalificação e modernização. No ano letivo de 2019/2020 existem 48 turmas, num total de cerca 1200 alunos, distribuídos por cursos do ensino secundário regular e profissional.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Ao longo do ano letivo 2019-2020 serão implementadas várias atividades no âmbito de diferentes temáticas.
Resíduos:
– Distribuição gratuita de garrafas reutilizáveis a todos os elementos da comunidade escolar;
– Construir e colocar na sala de aula papelões;
– Reutilização de materiais (cartão, madeiras, material informático) para a elaboração dos projetos das PAP´s;
– “Reciclar para Criar” – reutilização de materiais para a construção de um presépio e para as roupas do desfile de moda;
– Produção de saquinhos (com reutilização de tecidos) com essências para venda no Fórum Cidadania e no Dia Eco-escola – valor angariado reverterá a favor de uma instituição;
– Construção de mini-recipientes em cortiça para germinação de sementes;
– “Eco-Primavera na ESF” – comemoração da chegada da Primavera com a elaboração de 2 flores com reutilização de materiais (2/turma);
– Palestra desenvolvida pela RESINORTE sobre o tratamento dos RSU;
– Visita de Estudo à Resinorte – Centro de Triagem de Riba de Ave destinada a pessoal não docente – Projeto Geração Verdão em Circulação “A vida de uma embalagem”.
– Produção de um vídeo baseado na visita de estudo realizada para divulgar junto de toda a comunidade educativa – Projeto Geração Verdão em Circulação “A vida de uma embalagem”;
– Valorização das embalagens da Tetra Pak. Construção de um coração amarelo de embalagens da Compal Tetra Pak – Projeto “No Dia da Mãe o coração é amarelo”;
– Implantação de um compostor na escola para produção de fertilizante orgânico;
– Campanha de sensibilização da comunidade educativa para a redução do consumo do papel, tinteiros e toners;
– Criação de uma Brigada Verde de monitorização da separação de RSU;
– Campanha de recolha de radiografias e medicamentos fora de uso;
– Realizar caminhadas para recolher RSU em áreas da região a definir (p.e., eco-pista de Fafe);
– Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) entre a comunidade escolar e o meio envolvente – Projeto “Geração Depositrão 12 | 2019-20”;
– Estabelecimento de geminações/parcerias com entidades/instituições locais para a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
Água:
– Campanha para a poupança de água – publicação no site e nas páginas das redes sociais da ESF de mensagens alusivas e colocação de autocolantes informativos junto dos principais pontos de utilização de água;
– Monitorização periódica do fluxo e caudal das torneiras das casas de banho ;
– Instalação Artística de sensibilização para a poluição das águas;
– Criação de Eco-barreiras a implantar nos rios do concelho de Fafe – Parceria entre a Autarquia e comunidade educativa;
Energia:
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de luz e gás;
– Realização de uma Palestra no âmbito do tema Energia;
– Campanha de sensibilização para a redução do consumo de energia – colocação de mensagens em locais estratégicos;
– Visita de Estudo à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso;
– Exposição com o levantamento das fontes de energia usadas no concelho de Fafe para produção de energia elétrica;
– Criação de um movimento cívico para implementação de uma petição online de recolha de assinaturas para propor à CM de Fafe a extensão da ciclovia até às escolas e a implantação de um parque de estacionamento para bicicletas.
Biodiversidade:
– Visita de Estudo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês;
– Exposição “As Áreas Protegidas de Portugal”;
– Criação de um Eco-trilho que integre/divulgue valores culturais, sociais e naturais da região de Fafe.
Espaços Exteriores:
– Inventário das Árvores e Arbustos da Escola – projeto “As árvores da minha escola”;
– Estudo/investigação de plantas autóctones passíveis de plantar nos espaços exteriores da escola / Plantação de espécimes vegetais no recinto escolar.
Alimentação saudável e sustentável:
– Criação de uma Eco-ementa baseada nos pressupostos da alimentação sustentável, saudável e saboroso – Concurso Eco-ementas;
– Seleção e compilação de receitas sustentáveis – Eco-receitas;
– Exposição “Colheita da Estação” com a exposição dos produtos hortícolas da época – Outono, Inverno, Primavera e Verão. Projeto S3.
Comunidades sustentáveis:
– Construção de Jogo Didático sobre Comunidades sustentáveis – resíduos e consumos sustentáveis (a implementar numa aula para 1º, 2º e 3º ciclos e secundário);
– Elaboração de dois jogos de tabuleiro Eco Pursuit e jogo da Glória Ecológico e criação de uma aplicação/jogo para smartphone;
Planificação e Implementação de uma Sessão de Consciencialização Ambiental junto do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do EB.

Fórum Cidadania – Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Criação do Hino Eco-escola da ESF

No 3.º período foram acrescentados ao plano de ação da ESF, o projeto “Horta bio… em casa” no âmbito do tema espaços exteriores e comunidades sustentáveis e a atividade criativa “Constrói o teu depositrão para pilhas” no âmbito do Projeto “Geração Depositrão 12 | 2019-20”

Dando continuidade às atividades já desenvolvidas, no ano 2020-21 vamos implementar as seguintes temáticas:

Resíduos:
– Construir e colocar na sala de aula papelões;
– Colocar recipientes de recolha de rolhas no polivalente e nos blocos. Distribuir destes recipientes pelas entidades locais parceiras – Programa Green Cork escolas (Quercus);
– Valorização das embalagens da Tetra Pak. Construção de enfeites de Natal com embalagens da Compal Tetra Pak – Projeto “Este ano os enfeites de Natal são por tua conta”;
– Angariação de fundos para/e implantação de um compostor na escola para produção de fertilizante orgânico;
– Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) entre a comunidade escolar e o meio envolvente – Projeto “Geração Depositrão 13 | 2020-21“;
– Estabelecimento de geminações/parcerias com entidades/instituições locais;
– Criação de uma APP para telemóvel informar do ponto de “Recolha de materiais elétricos mais próximo do utilizador”;
– Comemoração do Dia Internacional da Poupança e do Dia do Consumidor;
– Dinamização da Loja Solidária (recolha e distribuição de roupas, calçado, brinquedos, …);
– Criação de um site para troca/doação de produtos reutilizáveis, como roupa, calçado, eletrodomésticos e outros bens;
– Concurso de ideias para a concretização de um saco reutilizável;
– Exposição na biblioteca para seleção do saco mais original e ecológico;
– Pesquisa de tipos de resíduos invisíveis produzidos na produção de vestuário e de objetos tecnológicos (calças de ganga, telemóvel, computador);
– Elaboração de panfletos/cartazes sobre reciclagem;
– Construção de um pilhão para recolha de pilhas usadas;
– Divulgar as conclusões da análise e da pesquisa realizada e propor formas sustentáveis da eliminação de máscaras usadas.

Água:
– Campanha para a poupança de água – publicação no site e nas páginas das redes sociais da ESF de mensagens alusivas e colocação de autocolantes informativos junto dos principais pontos de utilização de água;
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de água.

Energia:
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de luz e gás;
– Campanha de sensibilização para a redução do consumo de energia – colocação de mensagens em locais estratégicos.

Biodiversidade:
– Visionamento e discussão do documentário de David Attenborough “Uma Vida no Nosso Planeta”;
– Preenchimento on-line de um quizz sobre o filme;
– Cálculo da pegada ecológica e discussão de formas para a reduzir;
– Exposição “Seres Vivos em Portugal“;
– Fotografar e localizar as plantas invasoras identificadas e partilhar as fotos no instagram ou facebook com o hastag #alertainvasoras2020;
– Criação de um Eco-trilho que integre/divulgue valores culturais, sociais e naturais da região de Fafe.

Espaços Exteriores:
– Inventário das Árvores da Escola.
– Requalificação de uma parcela do jardim da escola com plantas trazidas por elementos da comunidade escolar.

Alimentação Saudável e Sustentável:
– Visualização e discussão do documentário “Cowspiracy”;
Discussão sobre o impacte da globalização e de novos hábitos de consumo;
– Criação e divulgação, como presente de Natal, o e-book “Receitas mediterrânicas de Natal“;
– Proposta de Menu Mediterrânico para a Ceia dos Reis;
– Realizar as ilustrações dos 10 Princípios da Dieta Mediterrânica;
– Exposição dos trabalhos realizados;
– Concurso ABAE “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica”.
– Criação de uma Eco-ementa baseada nos pressupostos da alimentação sustentável, saudável e saboroso – Concurso Eco-ementas.

Comunidades Sustentáveis:
– Visionamento de vídeo sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável;
– Elaboração de um publicação sobre os ODS para difundir nas redes sociais do Agrupamento;
– Visualização e discussão do documentário “Before the Flood”;
– Realização de uma reflexão acerca do documentário e do conceito de desenvolvimento sustentável;
– Concurso de Fotografia “Cidade Sustentável“.

– Integrar um Dia Eco-Escolas dedicado à Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Mostra Formativa – Janelas do Futuro.
– Divulgação do Eco-código 19/20 e sua atualização de acordo com o Plano de Ação 20/21.

Durante o 2.º e 3.º Períodos letivos foram acrescentadas as seguintes atividades ao plano de Ação:
– Declara-te ao planeta! | Dia dos Namorados – Desafio Proposto pela ABAE;
– Projeto “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” – Desafio Tetrapak | Compal 2021;
– Elaboração de posters subordinados ao tema “Recursos Energéticos em Portugal”;
– Exposição sobre a floresta autóctone de Portugal;
– Recolha de bens para o gatil e o canil;
– “Alimenta a Esperança” – Campanha solidária de recolha de bens essenciais, no âmbito do projeto “Família + feliz” da delegação de Fafe da Cruz Vermelha portuguesa;
– Recolha de resíduos e limpeza de espaços lúdicos do concelho de Fafe.

Ao longo do ano letivo 2021-2022 serão implementadas várias atividades no âmbito de diferentes temáticas.

Resíduos:
– Recolha de rolhas de cortiça usadas (“rolhinas” no polivalente). Parcerias com estabelecimentos comerciais locais – Programa Green Cork escolas.
– Construção de enfeites de Natal com cortiça e/ou vidro – Programa Green Cork Escolas.
– Construção de Coroas de Natal com recurso à reutilização de materiais.
– Recolha seletiva de escovas dentárias utilizadas, para posterior reciclagem – Programa eco-escovinhas.
– Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) entre a comunidade escolar e o meio envolvente – Projeto “Geração Depositrão 14 | 2021-22“(desafio ABAE).
– Atividades criativas – “Constrói o teu Traga Pilhas ou Depositrão para REEE”.
– Campanha de recolha de materiais geriátricos / Construção de pontos de recolha / Parcerias com entidades locais.
– Campanha de recolha de medicamentos fora de uso (parceria com as farmácias locais) / Construção de pontos de recolha / Parcerias com as farmácias locais.
– Campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem – Concurso de ideias ambientais.
– Projeto Sala de Aula mais Virtual e Sustentável – Promover a progressiva substituição dos manuais escolares no ensino secundário por computadores / tablets – Concurso de ideias ambientais.
– Dinamização da Loja Solidária (recolha e distribuição de roupas, calçado, brinquedos, …).
– Confecionar sacos com reaproveitamento de roupas – Concurso de ideias ambientais.
– Campanha de sensibilização para a utilização de pensos higiénicos reutilizáveis – Concurso de ideias ambientais.
– Instalação de contentores para recolha de máscaras e autotestes e propor formas sustentáveis da eliminação de máscaras usadas – Concurso de ideias ambientais.
– Reduzir a deposição aleatória de beatas nas ruas da cidade/concelho /Criar contentores para as beatas dos cigarros a distribuir por diferentes locais de Fafe/Parceria com a autarquia – Concurso de ideias ambientais.
– Campanhas de informação/sensibilização / Estabelecimento de parcerias / Instalação e disponibilização de recipientes/pontos de recolha de óleos usados.
– Desafio Prio “Dos resíduos ao posto (de combustível) do futuro” – construção de um jogo físico ou digital.
– Participação no desafio Kahoot Economia Circular (on-line).
– Confecionar almofadas e vestuário com resíduos têxteis para serem doadas ao canil de Fafe (Projeto Pet fashion) – Concurso de ideias ambientais.

Água:
– Campanha para a poupança de água – publicação no site e nas páginas das redes sociais da ESF de mensagens alusivas.
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de água.
– Construção de uma maquete exemplificativa da “Poluição ambiental – degradação da qualidade das águas”.
– Construção de uma maquete e um poster exemplificativo obre a dessalinização da água do mar.

Energia:
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de luz e gás.
– Preenchimento de um questionário online em inglês sobre hábitos de poupança de recursos e atitudes nas redes sociais, no âmbito do Projeto Erasmus+.
– Desenvolver uma capa protetora com capacidade para carregar o telemóvel com energia solar / Ter, pelo menos, um carregador deste género por sala de aula / Estabelecer parcerias (Projeto SolarSystem) – Concurso de ideias ambientais.
– Estudar as potencialidades dos parques eólicos flutuantes / Investigar a viabilidade energética dos parques eólicos.
– Investigar o problema “Os combustíveis sintéticos são alternativa?”
– Investigar o tema “Hidrogénio, como combustível do futuro“.
– Debate sobre os impactes ambientais da exploração dos combustíveis fósseis.

Biodiversidade:
– Participar no Projeto “Prémio Floresta e Sustentabilidade“: produção de um vídeo sobre a Floresta (3 minutos).
– Investigar os impactes da ação antrópica nos seres marinhos / Produzir um vídeo para – sensibilizar/alertar para este problema ambiental.
– Exposição Comemorativa do Dia da Floresta Autóctone.
– Participar no projeto “A biodiversidade da minha escola” (desafio ABAE).
– Participar no projeto “Rota postal pela biodiversidade” (desafio ABAE).
– Criação de um Eco-trilho que integre/divulgue valores culturais, sociais e naturais da região de Fafe (desafio ABAE).

Espaços Exteriores:
– Recriar os espaços verdes da escola e instalar mobiliário de jardim.
– Replantação do Jardim das Aromáticas e introdução de novas espécies com estabelecimento de sinergias.
– Levantamento de práticas agrícolas locais sustentáveis passíveis de serem aplicadas na gestão do Jardim das Aromáticas.
– Elaboração de um plano urbanístico para o espaço envolvente à escola, ordenando o estacionamento e a circulação automóvel para apresentar ao Município.
– Elaboração do projeto “Um compostor para o Jardim das Aromáticas” e submissão ao concurso “Tá na Horta” (ASPEA) para a implantação de um compostor na escola para produção de fertilizante orgânico.
– Criação de uma app para cálculo da pegada ecológica de cada utilizador, para consciencialização dos impactes ambientais das nossas ações e definição de comportamentos com vista à diminuição desses impactes (Projeto Eco-future) – Concurso de ideias ambientais.

Alimentação Saudável e Sustentável:
– Criação de uma Eco-ementa Mediterrânica equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a dieta mediterrânica – Concurso Eco-ementas (ABAE).
– “Os 10 princípios da dieta mediterrânica” (Concurso ABAE) – elaboração de vídeos com duração máxima de 3 minutos.
– Campanha de sensibilização sobre a dieta mediterrânica e seus benefícios.
– Aplicação de um inquérito Google Forms aos alunos da ESF sobre hábitos alimentares ao lanche / Workshop sobre snacks saudáveis.
– Criação de uma app com informações/receitas para a reutilização de restos alimentares, evitando o seu desperdício. Apresentação de receitas adaptadas às necessidades de cada utilizador (Projeto Re Cook) – Concurso de ideias ambientais.
– Confeção de compotas (aproveitamento de frutas demasiado maduras) e reutilização de frascos para o seu acondicionamento – Concurso de ideias ambientais.

Ar:
– Construção de um jogo que promova o conhecimento sobre a qualidade do ar e sobre as medidas a implementar para o beneficiar – “O ar que eu respiro” (desafio da ABAE).

– Preenchimento de questionários on-line e participação em debates sobre os impactes da atividade humana na natureza e possíveis – projeto “Girls go circular” (Eramus+)
– Organização e implementação do Ciclo de Conferências “Cuidar do ambiente e cuidar de ti”.
– Realizar o Dia Eco-Escolas dedicado à Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
– Divulgação do Eco-código 20/21 e sua atualização de acordo com o Plano de Ação 21/22.
– Criação do Hino Eco-escola da E. S. Fafe.

Adenda ao Plano de Ação 2021-22:
– Projeto “A Maior Lição do Mundo”, da UNICEF.
– Produção de sabonetes sustentáveis com a utilização de borra de café.
– Construção de um candeeiro com materiais reutilizáveis.
– Construção de dispensadores com materiais reutilizáveis.
– Produção de sabonetes sustentáveis com a utilização de óleos usados (Erasmus+).
– Painel da Biodiversidade da Minha Terra (Desafio ABAE).
– Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (Desafio ABAE)
– Requalificar uma parcela do jardim da escola – Campanha “Vamos dar vida ao jardim das suculentas”.

Ao longo do ano letivo 2022-2023 serão implementadas várias atividades no âmbito de diferentes temáticas.

Resíduos:
– Recolher rolhas usadas de cortiça ,
– Construir de Coroas de Natal com recurso à reutilização de materiais (cortiça, cartão, plástico e outros)
– Organização e edição de um livro digital intitulado “Boas recordações” sobre os melhores momentos dos 3 anos de ensino secundário
– Campanha de doação de livros
– Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) entre a comunidade escolar e o meio envolvente – Projeto “Geração Depositrão 15 | 2022-23”
– Atividades criativas – “Constrói o teu Traga Pilhas ou Depositrão para REEE” (desafio da ABAE)
– Campanha de recolha de medicamentos fora de uso (parceria com as farmácias locais) / Construção de pontos de recolha / Parcerias com as farmácias locais
– Ações de sensibilização/palestras sobre a valorização de resíduos – parceria com a Resinorte
– Elaboração e divulgação de trabalhos sobre reciclagem
– Construção de um estendal humano no âmbito da comemoração do dia internacional dos direitos humanos
– Elaboração de uma página no Google sites sobre compostagem
– Realizar campanhas de recolha e de troca de roupas e calçados usados em bom estado // Organizar uma passagem de modelos com as roupas recolhidas
– Elaboração de trabalhos sobre a sustentabilidade na indústria têxtil e campanhas de sensibilização

Água:
– Comemoração da “Semana da água e da sustentabilidade” através da elaboração de murais digitais, vídeos, cartazes e momentos musicais
– Realização da palestra intitulada “vamos salvar os oceanos”, elaboração de vídeos e cartazes no âmbito da comemoração do dia mundial do mar
– Projeto interdisciplinar sobre a temática da preservação dos oceanos
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de água.

Energia:
– Criação de uma Brigada Verde para monitorização do consumo de luz e gás
– Elaboração e divulgação de trabalhos sobre energias renováveis e sustentabilidade energética
– Realização da palestra “Transição energética no mundo” (Trust Energy)
– Produção de um jogo físico ou digital sobre resíduos passíveis de serem transformados em combustíveis – Desafio Prio “Reciclar óleos usados e depois” (ABAE).

Biodiversidade e Espaços exteriores:
– Criação de um Eco-trilho Eco-escolas (ABAE) que integre/divulgue valores culturais, sociais e naturais da região de Fafe
– Saída de campo para concretização de um dos eco-trilhos desenhados pela turma 10.ºI no ano letivo anterior
– Requalificação de uma parcela dos espaços exteriores da escola através da criação de um jardim dos polinizadores – Projeto “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” (ABAE)
– Parceria com a autarquia – ações de sensibilização para o impacte ambiental da reabilitação das margens do rio Vizela.
– Palestra sobre “Pesca sustentável” com o Dr. Rodrigo Sengo, Consultor da MSC (Marine Stewardship Council) por Portugal
– Preparação da atividade com a elaboração de cartazes sobre sustentabilidade e pesca sustentável em articulação com os conteúdos programáticos de Geografia A (11.º Ano)

Alimentação Saudável e Sustentável:
– Criação de uma Eco-ementa mediterrânica baseada nos pressupostos da alimentação sustentável, saudável e saboroso – Concurso Eco-ementas – ABAE
– Elaboração de um painel informativo sobre os aditivos alimentares presentes em produtos processados consumidos, habitualmente, pelos jovens ao lanche. Projeto Painel dos Alimentos | ADITIVOS (ABAE)
– Recolher e divulgar receitas familiares mediterrânicas – Receitas saudáveis têm tradição (ABAE)
– Elaboração de murais digitais, realização do showcooking snacks saudáveis, confeção, na cantina da escola, da eco-ementa 2021/22 – Comemoração da “Semana da alimentação – comer na Europa”
Dinamização de palestras com vista ao estabelecimento de parcerias para divulgação deste movimento e possível instalação de um núcleo da REFOOD em Fafe;

Outros Atividades Previstas:
– Organização e implementação do Ciclo de Conferências “Cuidar do ambiente e cuidar de ti”
– Elaboração de trabalhos sobre “Responsabilidade ambiental” no âmbito da temática “Problemas do Mundo Contemporâneo” do programa curricular da disciplina de Filosofia
– Erasmus+ – Workshops para partilha de experiências com a comunidade escolar no âmbito da temática da sustentabilidade
-.Desenvolver atividades no âmbito do ODS 4 – Projeto “Transformar a educação com a Maior Lição do Mundo”, da UNICEF
– Participar em diversas atividades, desde pesquisas online até à realização de exercícios baseados em desafios
Exposições / Mostras / Palestras
– Divulgação, via classroom de cada turma, do Eco-Código digital para todas as turmas da escola
Elaboração de um eco-poster baseado no eco-código da ESF – Poster eco-código (ABAE)
– Estrear o Hino Eco-escola da ESF (letra criada no ano letivo anterior)
– Campanha de recolha bens alimentares e produtos de higiene para o canil de Fafe