Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo

Município: Peso da Régua

Informação
Grau de ensino:

Profissional

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Vila Real
Concelho: Peso da Régua

Morada:
Quinta do Rodo- Godim – Peso da Régua
5050-092 Peso da Régua

Telefone:
254320900

Localização GPS: 41.177155, -7.796263

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    inscrita

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Atividades Eco-Escolas 2021-2022

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo comemorou o Dia Mundial da Alimentação com uma atividade promovida pelas equipas do Projeto de Educação para a Saúde e da Cidadania e Desenvolvimento. Em todas as salas de aula, pelas 10 horas, foi projetado um vídeo que promoveu a reflexão sobre os seguintes assuntos:
• Necessidade de os portugueses mudarem os seus hábitos alimentares para terem mais saúde;
• 29,6% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso, sendo que 12% destas são obesas;
• Mais de 22% da população nacional sofre de obesidade;
• O aleitamento materno como um comportamento alimentar saudável;
• Redução de sal na indústria alimentar;
• Necessidade de ser crítico relativamente à publicidade alimentar dirigida às crianças;
• Leitura dos rótulos dos alimentos;
• Importância da reformulação da Roda dos Alimentos;
• Uma alimentação adequada e promotora de uma alimentação protetora do ambiente.
Ainda durante esta aula, foram distribuídos sacos de papel reciclado contendo uma maçã e um pequeno pacote de bolachas. A atividade foi um sucesso, levando toda a comunidade escolar a assinalar este dia com uma reflexão e vontade de alterar alguns hábitos alimentares.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981 e é comemorado por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. É uma comemoração criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em 1981, que tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.
Estima-se que o número de habitantes do planeta irá ultrapassar os nove biliões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da po Relatório da atividade
Este relatório tem como finalidade apresentar a atividade desenvolvida na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, realizado no dia 19 de Outubro de 2021, com o tema “Dia da Alimentação Saudável”, pelas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Curso técnico de Cozinha/Pastelaria, turmas do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Restaurante Bar e as turmas do 2º e 3º ano do Curso de Apoio Psicossocial.
Todos os intervenientes, organizaram uma série de atividades, envolvendo os vários níveis de ensino em articulação curricular, que culminou com um serviço de almoço, no restaurante pedagógico da escola, onde a maioria dos alimentos confecionados, foram da horta biológica da escola.
Numa primeira fase, os alunos de Cozinha/Pastelaria, procederam à recolha dos alimentos, tais como frutas e produtos hortícolas. Todas as sobras foram utilizadas para a confeção de caldos naturais, e posterior compostagem.
Posteriormente, os alunos do 2.ºJ do Curso de Cozinha/Pastelaria elaboraram e confecionaram uma ementa com alimentos de baixo teor
calórico, apropriados a uma dieta equilibrada. A turma do 1.ºJtambém esteve também envolvida na mise-en-place do almoço.
Ementa:
– Lentilhas, ovo escalfado e espuma de caril;
– Filetes de dourada, puré de couve-flor e texturas de legumes.
Os discentes do 1º, 2º e 3ºJ colaboraram ainda na confeção de uma sobremesa (Trilogia saudável), que consistiu na montagem de três tipos de bolo, com a mesma prioridade, ser saudável. A primeira camada, base do bolo, foi bolo de batata-doce, a camada do meio foi composta com bolo de laranja e cenoura e por fim a camada do topo da sobremesa uma Receita Vegetariana – Tarte de Abóbora com nozes.
Os ingredientes usados nestas receitas foram:
– Cenoura, laranja, abóbora, batata-doce, coco, leite de coco, canela, bicarbonato de sódio, açúcar mascavado, fécula de batata, pão ralado, nozes, banana, ovos e mel.
Os discentes do 2º e 3º ano do Curso de Apoio Psicossocial criaram individuais de mesa com vários jogos/adivinhas, alusivos à temática.
Os alunos do Curso Técnico de Restauração – Restaurante e Bar, realizaram um estudo e apresentaram à comunidade uma ação de sensibilização denominada “Açúcar escondido”, através de um placard onde se representavam as quantidades de açúcar reais para que todos fiquem mais conscientes e alerta para as enormes quantidades de açúcar
que ingerimos todos os dias, praticamente sem darmos conta. Fizeram também o serviço de mesa no Restaurante Pedagógico da Escola.
A divulgação desta atividade, através da participação ativa dos discentes, contribuiu positivamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

BOAS PRÁTICAS: MONITORIZAÇÃO DOS ECOPONTOS
Os alunos da turma do 3ºB, 2º F, 1ºS , professores Maria João Cumprido, Sandra Ferreira e José Parra, concretizaram boas práticas para o Meio Ambiente. Esta atividade teve vários objetivos, a saber: promover a Cidadania e Desenvolvimento; promover a separação seletiva do papel e do plástico; sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância da preservação do Meio Ambiente.
No âmbito do programa Eco-Escolas e enquadrado no projeto de Cidadania e Desenvolvimento, estes alunos foram verificar se todas as salas de aula ocupadas pelas turmas tinham Ecopontos para a separação seletiva do papel e do plástico. Aproveitaram, também, para se certificarem da existência de garrafões de plástico, em cada sala, para depósito de tampinhas de plástico.

GERAÇÃO DEPOSITRÃO NA NOSSA ESCOLA
Os alunos do 2º N, do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, com orientação da professora Ana Pimentel e em articulação com o Eco Escolas, elaboraram uma mascote “O traga Pilhas”, com a finalidade de divulgar uma campanha de recolha de pilhas, promovida pela ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos).
O Programa Eco-Escolas (ABAE) articulou outra atividade, fruto da parceria entre a ERP Portugal, o projeto Geração Depositrão e a turma do 1ºC, Técnico de Instalações Elétricas, que teve como finalidade informar e sensibilizar os alunos da nossa escola e da população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).
A campanha ainda está a decorrer e destina-se à recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), tais como pequenos eletrodomésticos, equipamentos de informática, televisores/monitores, lâmpadas economizadoras e fluorescentes, pilhas e baterias portáteis em fim de vida.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Os alunos da turma do 1º C, Curso Técnico de Instalações Elétricas, durante este ano letivo efetuaram algumas tarefas ao nível da eficiência energética em vários espaços da escola, nomeadamente salas, corredores, portaria e espaços envolventes, contribuindo assim para o Plano de Ação do Eco Escolas!
– Foram instaladas lâmpadas led em salas de aula e corredores, onde antes não existiam;
– Foram instaladas e substituídas armaduras;
– Foram substituídas lâmpadas LED que estavam fundidas;
– Foram recolhidas lâmpadas fundidas para reciclagem;
– A sala de eletricidade e o respetivo armazém foram limpos, organizados e inventariados de modo a não haver equipamentos ligados desnecessariamente e a não existirem equipamentos obsoletos ligados, sendo os mesmos substituídos por outros, mais eficientes, sempre que possível;
-Foram instalados sensores de presença para reduzir o tempo que as lâmpadas estão ligadas e assim aumentar a eficiência energética;
– Foi substituído um transformador de uma lâmpada LED existente na portaria;
– Foi substituída uma lâmpada e respetiva armadura na cozinha;
– Foi retirado um holofote defeituoso, junto à entrada da escola;
– Foram reparadas algumas persianas em algumas salas;
– Foram reparadas fichas de alimentação de arcas frigoríficas na pastelaria, de um projetor de vídeo e de um frigorífico da dispensa do refeitório;
– Foi substituído no hall de entrada, um globo e a respetiva lâmpada;
-Foi reparado um aquecedor elétrico, com um problema na ficha de alimentação.

ENFEITES DE NATAL
As turmas da escola participaram no desafio “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”, promovido pela “Compal” e pela Tetra Pak em parceria com o programa Eco-Escolas. Desta forma, todos os alunos da referida turma aderiram e começou-se a recolher embalagens da Tetra Pak, da marca “Compal”, que por norma iam para o lixo, e cada aluno teve a oportunidade de criar enfeites de Natal utilizando os materiais referidos anteriormente.
Depois de os alunos planificarem cada enfeite de Natal, cada um deles pegou nas embalagens da “Compal” recolhidas anteriormente e desenhou diretamente nas mesmas. De seguida recortaram as formas e passaram à decoração de cada enfeite.
No que concerne à metodologia, os alunos utilizaram sobretudo a técnica dos “mosaicos de papel” para conseguirem agrupar especialmente as cores amarela e vermelha, pois, é uma das regras deste desafio. Para além do recorte, tal como se pode verificar pelas fotografias, os discentes utilizaram a colagem e a montagem.
Os alunos também tiveram a preocupação de, em alguns enfeites, colocarem em destaque a marca “Compal” e os símbolos Tetra Pak e FSC®.
De salientar que para divulgar o trabalho efetuado pelos alunos, reutilizou-se uma árvore de Natal construída no ano letivo anterior que serviu de suporte dos enfeites de Natal.
Como se começou a juntar tampinhas de plástico das embalagens da “Compal”, surgiu a ideia de construir uma estrela com as mesmas para colocar no topo da árvore.
Em suma, os materiais utilizados para a concretização dos enfeites de Natal foram essencialmente embalagens da Tetra Pak, da marca “Compal” e tampinhas de plástico das mesmas embalagens, ou seja, materiais reutilizáveis.

LIMPEZA DO EXTERIOR
No âmbito do programa Eco-Escolas, a coordenadora do mesmo foi dialogando informalmente com os alunos que residem na Residência Mista da Escola da EPDRR com o intuito destes colaborarem na limpeza dos espaços exteriores da Escola. Este diálogo teve como propósito elucidar os alunos para a importância da atuação de todos na preservação do Meio Ambiente e alertá-los para o facto de, também eles, poderem detetar “problemas” na Escola, podendo estes serem resolvidos com o contributo de todos.
Assim, durante o primeiro período, alguns alunos organizaram-se e foram realizando algumas limpezas nos espaços exteriores da Escola, a saber:
– apanhar o lixo existente no chão nos diferentes espaços por onde andaram;
– limparam/retiraram as ervas daninhas de alguns canteiros;
– limpeza dos espaços contíguos à residência da Escola;
– limpeza dos acessos à residência da Escola;
– limpeza dos muros e do chão junto ao tanque;
– limpeza de alguns jardins que contêm ervas aromáticas (alecrim);
– poda das roseiras e arbustos existentes num dos jardins da Escola.
De salientar que, para além da comparência dos alunos com quem a professora Patrícia Pinto foi conversando, o grupo ainda teve a colaboração de outros que se juntaram para participar nas tarefas acima mencionadas. De referir, ainda, que ao longo deste primeiro período, os alunos foram fazendo as limpezas voluntariamente sem dia e hora marcada para o efeito.
Assim, em meu nome, agradeço a todos os alunos que participaram nestas ações, porque sem eles não seria possível concretizá-las.

ÁGUA
Turma do 1º S em colaboração com Eco escolas e PRESSE
Com o objetivo de redução da quantidade de lixo provocado pela utilização de máscaras e/ou a sua correta colocação nos contentores de resíduos, organizar um concurso de máscaras cirúrgicas para comemorar-se o Dia de Halloween.
Esta atividade, destinada a todos os alunos da comunidade escolar, teve como objetivos:
– Sensibilizar para o facto de não se poder reciclar máscaras, alertar para a necessidade de reduzir o impacto ambiental dos equipamentos de proteção, e alertar para a depositando em locais inadequados e acumulação nos oceanos. A turma do 1º S visualizou de um vídeo promocional em sala de aula por todas as turmas, com o objetivo de refletir em sala de aula sobre a problemática. A Tarefa a discutir foi: Podemos reciclar máscaras? Como descartá-las e reduzir o seu impacto?

“PROJETO ECOESCOVINHA” NA NOSSA ESCOLA
No âmbito dos projetos Educação para a Saúde e Eco Escolas foi desenvolvido uma atividade, que tem como objetivos: sensibilizar para adoção de hábitos regulares e corretos de escovagem; promover a troca regular da escova de dentes; valorizar a escova de dentes como um resíduo reciclável; reconhecer a necessidade de recolher seletivamente as escovas de dentes para a sua posterior reciclagem; dar uma nova vida à escova de dentes enquanto não existem outras soluções.
Para a concretização desta atividade estiveram envolvidas as turmas do 1ºC, Técnico de Instalações Elétricas, na construção do Eco escovão através de material reciclado e a turma do 1º S, Técnico auxiliar de Saúde, esteve envolvida na divulgação da atividade, incentivando a nossa comunidade escolar na importância da separação seletiva de escovas de dentes.
A escova de dentes, enquanto resíduo, é considerado um plástico misto, ou seja, é constituída por uma mistura de diferentes tipos de plásticos, com características e texturas diversas, por esta razão têm dificuldade em ser encaminhadas para reciclagem noutras infraestruturas.
A escova de dentes, que deve ser trocada após três meses de utilização, pode ser reciclada e transformada em mobiliário urbano. Esta recolha seletiva de escovas de dentes será feita, no âmbito deste programa em recipiente designado por ECOESCOVÃO.

Eco escolas em parceria com Biblioteca da escola e projeto “Vamos Ajudar a Ajudaris! “– Oficina de Escrita Criativa’22
Com o pequeno gesto de todos, continuamos a fazer magia na vida de quem precisa.
Pelo sétimo ano consecutivo, a Biblioteca da nossa escola participa no projeto “Histórias da Ajudaris” que é um projeto de empreendedorismo social, pioneiro e inovador, nascido em 2009. Este projeto desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças. Este ano era necessário apenas uma narrativa, um poema, uma canção ou uma carta sobre o tema “ÁGUA”, escrita pelos nossos maravilhosos alunos.
No âmbito da Semana da Leitura’22 e da Cidadania e Desenvolvimento, a Bibliorodo contou com a colaboração de todos, para que o projeto continuasse a fazer crescer o gosto pela leitura, escrita, arte e, fundamentalmente, continuasse a poder ajudar os que mais necessitam.
Só com a criatividade dos nossos alunos e o espírito de solidariedade de cada um de nós é possível continuar!
Os alunos participantes, com a orientação de professores, tornaram-se verdadeiros autores de histórias de encantar sobre temas como a importância da ÁGUA. Foi uma semana intensa e divertida…
Obrigada a todos por fazer parte desta grande Rede de Afetos.
“Pequenos gestos, grandes corações”.

REALIZAÇÃO DE ECOPONTOS
Ao longo do 1.º período e início do 2.º, construiu-se ecopontos com caixas de cartão para incentivar os alunos e restante Comunidade Escolar, a separar o lixo, bem como sensibilizar para a importância da preservação do Meio Ambiente.
Esta iniciativa deveu-se ao facto de existirem salas de aula que ainda não possuíam ecopontos para separação do papel e do plástico, ou pelo facto de alguns ecopontos já estarem danificados e ser necessário substituí-los.
Para tal, após realização da monitorização, fez-se um levantamento das salas de aula, em funcionamento, que necessitavam de ecopontos e, de seguida, começou-se a recolher caixas de cartão que servissem para o efeito. Posteriormente, as mesmas foram pintadas, umas de amarelo e outras de azul. De referir que a turma do 2 e 3.ºN, do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, também colaborou na pintura dos ecopontos.
Depois dos ecopontos prontos, os mesmos foram distribuídos pelas salas de aula que ainda não os possuíam.

TAMPINHAS DE PLÁSTICO
Os conceitos de igualdade, de cidadania, educação ambiental, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, saúde, entre outros, são essenciais para a formação dos nossos jovens.
Assim, no âmbito do Programa Eco-Escolas, da Cidadania e Desenvolvimento os alunos da Escola Profissional da Régua, ao longo deste ano letivo, promoveram mais uma vez a recolha de tampinhas de plástico.
Além da sensibilização para a separação seletiva do plástico, esta atividade visou promover a formação social dos seus alunos através da solidariedade, dado que as tampinhas recolhidas reverteram a favor da Marta Nogueira, residente em São João da Pesqueira, a qual vive com duas balas na cabeça, sendo uma jovem sobrevivente a uma tentativa de homicídio.
As tampinhas recolhidas juntaram-se a outras já angariadas pela nossa Escola ao longo do ano letivo anterior, numa campanha de recolha para fazer face aos elevados custos mensais com os tratamentos da Marta, nomeadamente fisioterapia.
Esta atividade foi dinamizada pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas, professora Patrícia Pinto, e teve a colaboração de toda a Comunidade Educativa da Escola Profissional da Régua.
De salientar que a Escola Profissional da Régua se disponibiliza para ser o ponto de recolha de tampinhas de plástico. Caso esteja interessado, é só deixar ficar na portaria da Escola as tampinhas que conseguir juntar.

BOAS PRÁTICAS: APANHAR LARANJAS CAÍDA NO CHÃO
No âmbito de consciencialização dos alunos para a importância da realização do processo de compostagem, pois é um processo que contribui ainda para a diminuição do aquecimento global, esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e assim não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso diminui a utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura. Além disso, a compostagem auxilia na redução das sobras de alimentos, sendo uma solução simples para reciclar os resíduos gerados em aulas práticas
Assim os resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de frutas, verduras, legumes, borra de café, ervas, grãos, ou seja, tudo aquilo que é de origem animal ou vegetal) é reutilizado na agricultura da escola. Recolha de laranjas caídas no caminho interno que liga escola à de sala de aula de cozinha (residência).

AUMENTO DA PILHA DE COMPOSTAGEM
Como a nossa Escola já tem um compostor, construído no ano letivo 2017/2018 pela turma do Curso Técnico de Produção Agropecuária, os alunos do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria são incentivados pelos professores da área técnica a levarem para o mesmo os restos de alimentos biodegradáveis, tais como: restos de vegetais e frutas, cascas de ovos, entre outros.
No Curso Técnico de Apoio Psicossocial, os alunos também são incentivados a colaborarem no aumento da pilha de compostagem e, desta forma, ao longo do ano letivo, vão recolhendo cápsulas de café usadas e retiram do seu interior a borra do café, deitando-a, posteriormente, no compostor.
Os alunos do Curso Técnico de Vitivinícola, também têm por hábito colocar no compostor os restos da poda, remexer a pilha de resíduos orgânicos, para arejar, e cobrir a pilha com resíduos castanhos, na maior parte das vezes com folhas secas, para evitar a proliferação de odores, insetos e outros animais indesejáveis.
Desta forma, os alunos contribuem para a realização de composto, um material orgânico com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes.
Por fim, o composto é utilizado, na Quinta da Nossa Escola, como fertilizante para a terra, nas atividades relacionadas com a agricultura biológica.

REVIRAMENTO DA PILHA DE COMPOSTAGEM
Os alunos da turma do 1º, 2º e 3.ºB, do Curso Técnico de Vitivinícola, na disciplina de Enologia e Viticultura, remexeram a pilha de resíduos orgânicos.
O composto orgânico é um produto obtido por meio da decomposição de restos vegetais ricos em carbono misturados com resíduos animais, ricos em nitrogênio. Os resíduos orgânicos são degradados até que se transformem em húmus, produzindo um adubo de excelente qualidade.
No entanto, para que tenha excelente qualidade, alguns fatores devem ser considerados, principalmente no que diz respeito à humidade, temperatura e reviramentos da pilha no momento de produção do composto orgânico. Sendo assim, para um controlo adequado da humidade e da temperatura do composto, é fundamental revirar a pilha de compostagem periodicamente.
Por este motivo, os alunos das turmas do Curso Técnico de Vitivinícola, de tempos em tempos, reviram a pilha de resíduos orgânicos para arejar, e, posteriormente, cobrem-na com resíduos castanhos, na maior parte das vezes com folhas secas, para evitar a proliferação de odores, insetos e outros animais indesejáveis. Desta forma, os alunos contribuem para a realização de composto, um material orgânico com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes.
Por fim, o composto será utilizado, na Quinta da Nossa Escola, como fertilizante para a terra, nas atividades relacionadas com a agricultura biológica.

UTILIZAÇÃO DO COMPOSTO NA HORTA
Como a nossa Escola tem um compostor, construído no ano letivo 2017/2018 pela turma do Curso Técnico de Produção Agropecuária, os alunos dos vários Cursos são incentivados a levarem para o mesmo os restos de alimentos biodegradáveis, como por exemplo restos de vegetais e frutas, cascas de ovos, laranjas podres, entre outros; borra do café retirada das cápsulas de café; saquetas de chá; restos da poda; resíduos castanhos, na maior parte das vezes folhas secas, entre outras coisas.
Posteriormente, ao longo do ano, os alunos do Curso Técnico de Vitivinícola remexem a pilha de resíduos orgânicos, para arejar, e cobrem-na com resíduos castanhos, na maior parte das vezes com folhas secas, para evitar a proliferação de odores, insetos e outros animais indesejáveis. Desta forma, os alunos contribuem para a realização de composto, um material orgânico com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes.
Por fim, o composto é utilizado na Quinta da Nossa Escola como fertilizante para a terra, nas atividades relacionadas com a agricultura biológica.

CRIAÇÃO DE UMA HORTA PEDAGÓGICA
A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo (EPDRR) convidou vários grupos de crianças do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, do ensino pré-escolar, com as respetivas professoras e auxiliares das salas, como forma de educação ambiental.
As alunas da turma do 3.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial (3.ºN), a docente Marian Alves e o Sr. Fernando Ribeiro, tudo fizeram para que estes momentos fossem mágicos para estas crianças. Os grupos de crianças puderam descobrir como é bom e saudável respirar ar puro e correr em terreno aberto. Sentir o sol na face e sujar as mãos na terra, proporcionaram-lhes momentos mágicos.
Estes grupos de meninos deslocaram-se à EPDRR várias vezes, para preparar a terra, plantar alfaces, regá-las e, posteriormente, virão colhê-las. De referir que também plantaram tomates, pepinos, gengibre e cebolo e semearam salsa e hortelã. A alegria bem visível e contagiante nos seus rostos sugere que é algo que eles não vão esquecer e que, com certeza, é algo a repetir.
A mensagem da UNESCO de que, “Para salvar o planeta, devemos transformar a nossa forma de viver, produzir, consumir e interagir com a natureza”, foi sem dúvida transmitida nesta iniciativa destinada aos mais pequeninos.

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM
No dia 17 de maio assinalou-se o Dia Internacional da Reciclagem na nossa escola.
A equipa do projeto Eco Escolas quis sinalizar este dia promovendo um vídeo que resume o que na nossa escola se tem feito, ao longo do ano, para promover este tema.
Entende-se por Reciclagem, o processo de transformação de materiais usados em novos produtos, o que permite, utilizar de forma mais racional os recursos naturais, reduzir o consumo de energia e reduzir a poluição do meio ambiente.
É por isso, um processo fundamental no ciclo de sustentabilidade do Planeta.
Foi um bom dia para rever tudo aquilo que sabemos e fazemos sobre a separação, reciclagem e tratamento dos resíduos!

Dia Mundial da Energia
Para comemorar o Dia Mundial da Energia, que é celebrado anualmente a 29 de maio, os alunos, da turma 1º C Técnico de Instalações Elétricas em articulação com o Eco Escola, elaboraram cartazes em formato digital para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da poupança de energia e para a promoção das energias renováveis.
O Dia Mundial da Energia comemora-se no dia 29 de maio e tem como principal objetivo, sensibilizar e motivar as pessoas para a necessidade de desenvolverem estratégias de eficiência e poupança energética, além de alertar sobre os impactos ambientais e sobre a importância de preservar os recursos naturais. É também uma oportunidade para promover as fontes de energia renovável (eólica, hídrica, solar, biomassa, entre outras).
Aqui vão algumas Dicas Verdes sobre poupança de Energia:
– Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);
– Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança;
– Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de forma a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
– Baixar o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos e mantém a temperatura de cozedura. Desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;
– Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
– Sempre que possível, evitar a centrifugação da máquina de lavar e secar a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;
– Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de baixa temperatura;
– Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos;
– Evitar a utilização de aquecedores com a resistência elétrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.

Dia Mundial do Ambiente
No dia 6 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de incentivar a consciência escolar através de ações de sensibilização para as boas práticas ambientais.
As turmas do 1º ano do Curso Técnico de Vitivinícola e do 1º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde realizaram a ronda da “Brigada verde”, recolhendo o lixo do espaço exterior à escolar, com o objetivo de alertar para a importância da proteção e conservação da biodiversidade.
Os alunos dos 1 e 3º anos do Curso Técnico de Vitivinícola e do 1º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde elaboraram cartazes alusivos ao Dia Mundial do Ambiente, em que foram sinalizados alguns compromissos e ações de proteção e preservação do ambiente, alertando para a necessidade de salvar o planeta.
A comunidade escolar, sempre presente, vestiu-se de verde e com coroas de ramos de videira, tirou uma fotografia com a bandeira do Eco Escolas, momento que também ficou registado num TikTok!
Todos temos responsabilidade em cuidar do planeta e tornarmo-nos agentes de mudança!