Escola Básica e Secundária Henrique Sommer

Município: Leiria

Informação
Agrupamento:

Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria

Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Profissional
Outro: EFA

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Leiria
Concelho: Leiria

Morada:
R. das Tílias, Maceira Lis
2405-025 MACEIRA LRA

Telefone:
244770120

Localização GPS: 39.686038, -8.897141

Breve descrição

A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer pertence ao Agrupamento de Escolas Henrique Sommer constitui uma unidade organizacional do ensino público oficial, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por nove estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, nove estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo e a escola sede, estabelecimento com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário e ainda na formação de adultos um curso EFA.
Situa-se na localidade de Maceira que é uma freguesia do concelho de Leiria.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011

    2010-2011

    inscrita

  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Retirado de http://ecoescolas.abae.pt/sobre/#quem-somos

Quem Somos

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

Condições de Participação:

O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia.
– Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
– Concordância de adesão ao programa por parte do/a director/presidente da escola;
– Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.

Para Receber a Bandeira Verde:

A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
– Conselho Eco-Escolas,
– Auditoria Ambiental,
– Plano de Ação,
– Trabalho Curricular,
– Monitorização e Avaliação,
– Envolvimento da Comunidade
– Eco-Código.

Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano (biodiversidade ou floresta ou mar).

O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.