Creche do Povo – Jardim de Infância

Município: Torres Vedras

Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

IPSS

Localização
Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras

Morada:
Rua Creche do Povo – Conquinha
2560-307 Torres Vedras

Telefone:
261334000

Localização GPS: 39.082236, -9.263693

Breve descrição

A Creche do Povo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de carácter associativo e destina-se a uma população entre os 4 meses e os 6 anos de idade. A gestão da Instituição é da responsabilidade da Direcção, eleita em Assembleia-Geral de sócios e cujos mandatos são bienais. A parte técnica cabe à Equipa Pedagógica, composta por 12 Educadoras de Infância e 1 Animadora Socio-cultural, exercendo uma educadora, o cargo de Coordenadora Pedagógica. A Creche do Povo rege-se pelos Estatutos e pelo Regulamento Interno, cuja última alteração foi aprovada em Assembleia Geral, em Maio de 2012.
A Creche do Povo é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e os seus fundos provem de subsídios governamentais através do Instituto de Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Educação, das quotas dos associados e das mensalidades.
Para a admissão de crianças na Creche do Povo é necessário tornar-se sócio da Instituição, preencher a ficha de inscrição e aguardar a sua vez. A entrada nas salas é feita pela ordem de inscrição, dando prioridade aos filhos dos trabalhadores e irmãos de crianças que já frequentam a Creche do Povo.
A CRECHE DO POVO tem como OBJECTIVOS inerentes ao seu funcionamento:
Assegurar as condições que favoreçam o desenvolvimento harmonioso e global da criança;
Contribuir para corrigir os efeitos discriminatórios das condições sócio-culturais no acesso ao sistema escolar;
Estimular a sua realização como membro útil e necessário ao progresso espiritual, moral, cultural, social e económica da comunidade.
Toda a aprendizagem é uma acto social. Faz-se em e para a sociedade. É nos contextos sociais em que vive e nas suas relações interpessoais, que a criança vai adquirindo referências que lhe permitem compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os seus direitos e deveres. Vai tomando consciência de valores que suscitarão atitudes de vida em comum, atitudes de tolerância.
A nossa instituição preocupa-se em ser um ponto de reflexão crítica em torno de saberes, valores, contribuindo para a mudança, desempenhando o seu papel de ensinar sem esquecer os instrumentos básicos para o exercício da cidadania.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014

    2013-2014

    inscrita

  19. 2014-2015
  20. 2015-2016

    2015-2016

    inscrita

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

No dia 29 de novembro de 2022, reunimos todas as crianças da Creche e Pré-Escolar, para colocar com muito orgulho a nossa bandeira verde Eco-Escolas.
Houve muita curiosidade e as crianças mais velhas fizeram muitas perguntas e deram muitas respostas, também.
Foram momentos de partilha, onde todos aprendemos.
Neste dia de comemoração, não podíamos de ter bandeirolas com folhas de jornal, uma bela árvore feita a partir de um puzzle incompleto, assim como o nosso planeta onde não pode faltar as nossas árvores.
Fizemos a exposição dos nossos trabalhos com materiais reciclados. Lindos instrumentos musicais em cartão, jogos de matemática com caixa de ovos. Ficou tudo exposto para toda a comunidade ver.