Colégio Cidade Roda

Município: Pombal

Informação
Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Profissional

Tipo de Escola:

Outra: Colégio com Contrato de Associação

Localização
Distrito: Leiria
Concelho: Pombal

Morada:
Rua do Colégio nº 20
3105-328 Redinha – Pombal

Telefone:
236 911 346

Localização GPS: 39.944568, -8.616260

Breve descrição

O Colégio Cidade Roda está situado na povoação da Redinha, freguesia da Redinha, concelho de Pombal. Os concelhos limítrofes são Soure e Ansião.
Esta localidade situa-se no extremo norte do Distrito de Leiria, a aproximadamente 40º de latitude Norte e 8º 30’ de longitude Oeste; dista 12 km a Nordeste de Pombal, num vale de grande riqueza ambiental, geológica e arqueológica.
A Redinha está a uma altitude de 50m acima do nível do mar, entre os rios Anços e Arunca, num vale predominantemente agrícola. Para Nor-Nordeste, situa-se a Serra da Senhora do Círculo com uma altitude máxima de 406 metros e, para Oriente ergue-se a Serra de Sicó (Rabaçal) com uma altitude máxima de 553 metros. Para Ocidente, a menos de 40 km, estende-se o Oceano Atlântico, sem que entre este e a Redinha se interponham relevos significativos. No topo da Serra, venera-se a Senhora da Estrela, cuja capela está próxima de algumas grutas (“Cara da Velha”) e, do seu miradouro, avista-se a Figueira da Foz.
O colégio foi fundado em 1989, trazendo à Redinha um novo pólo de desenvolvimento e cultura. Com o seu nome pretendeu-se homenagear a história local, que apontava para a existência, nas proximidades, de uma cidade denominada Roda, topónimo que terá evoluído para Rodina ou Rodinha, resultando depois em Redinha. Diz a lenda que foi em “Cidade Roda” que morreu Herodes, após a sua fuga do Oriente.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Projeto Eco-Escolas faz parte do Projeto Educativo do Colégio, nomeadamente, do Projeto de Educação Ambiental.
As atividades desenvolvidas no âmbito dos mesmos irão incluir toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e eventualmente encarregados de educação).

Para o ano letivo 2016/2017 estabeleceram-se os seguintes objetivos:
– Promover a educação ambiental entre os membros da comunidade escolar;
– Sensibilizar para a responsabilidade enquanto cidadão ativo e amigo do ambiente, mostrando que todos podemos contribuir para a Sustentabilidade do planeta Terra;
– Estimular a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;
– Sensibilizar para a importância da redução da produção de resíduos, bem como da utilização racional dos recursos naturais e energéticos;
– Promover nos alunos o pensamento crítico, nomeadamente na análise de problemas de cultura científica relacionados com o Ambiente, educando assim para a cidadania;
– Criar momentos em que seja possível enriquecer cultural e socialmente cada aluno, dando exemplos de situações reais e abrindo um espaço para que o aluno possa partilhar as suas experiências, opiniões e dúvidas sobre temas relacionados com o ambiente. Só é possível mudar opiniões e formar cidadãos mais ativos se tivermos acesso aos seus conhecimentos prévios e concessões alternativas;
– Incentivar a pesquisa, seleção e organização de informações sobre esta temática, através do recurso a manuais escolares, livros e às novas tecnologias;
– Incentivar todos os elementos envolvidos na comunidade escolar a partilhar os seus conhecimentos;
– Incentivar a realização de atividades de forma autónoma, responsável e criativa;
– Melhorar e se possível enriquecer ambientalmente a escola e o meio envolvente.