Seminário Nacional Eco-Escolas 2019 | Lagoa
Workshops

1

Sara Duarte. Águas de Portugal

Visitas Virtuais às Fábricas de Água

Possibilidade de efetuar visitas virtuais às Fábricas de Água para que, num formato 360º e sem sair da escola, os alunos possam conhecer detalhadamente como funciona a ETA – Estação de Tratamento de Água e a ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Nesta visita é possível ao visitante percorrer todas as fases que a água percorre nestas instalações, seja para ser tratada para o consumo humano, seja para ser tratada para a reutilização ou rejeição, nas condições adequadas.

Esta é uma ferramenta inovadora disponível para os professores utilizarem que complementa a aprendizagem sobre o ciclo urbano da água.

2

Theo Fernandes. Águas de Portugal

Aquaquiz

Na perspetiva de fomentar a literacia ambiental, promover a educação e a sensibilização para o valor da água e para fornecer ferramentas inovadoras aos professores que permitam captar a atenção dos alunos foi criado o Aquaquiz, de acesso livre mas sujeito a registo. O Aquaquiz, com uma dinâmica de gamificação, aborda a temática da água, as suas características e o seu valor em diferentes dimensões. É constituído por um conjunto de perguntas, com diferentes níveis de dificuldade, que estão integradas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Sugere-se que o professor reserve os últimos 15 minutos do tempo da aula para a realização de um jogo, conseguindo de uma forma lúdica consolidar os conhecimentos sobre a matéria lecionada junto dos seus alunos do 2º e 3º Ciclo.

O jogo está disponível em formato de tabuleiro virtual, em computador ou em tablet, com ligação à internet, e em cada jogo podem participar, no máximo, 5 alunos.

Cada jogo tem a duração de 10 minutos e o jogador dispõe de 30 segundos para responder a cada pergunta. Os jogadores pontuam por cada resposta certa e os professores por cada jogo criado e terminado.

O professor tem a possibilidade de suspender o jogo, podendo retomar quando for possível.

O Aquaquiz pode também ser jogado em família e com amigos, com ligação virtual entre dois jogadores e, neste contexto, os jovens podem convidar amigos e familiares para que se juntem a esta saudável competição, em formato Batalha.

Lixo Marinho

A workshop Lixo Marinho tem como objetivo explicar a atividade “Em busca dos Suspeitos do Costume… na minha praia”. Perceber o que se passa na tua praia, através de uma monitorização do lixo marinho que implica uma metodologia específica a ser aplicada na praia selecionada, recolha de resíduos, debates, análises de resultados, cobertura fotográfica das várias fases, exposição e concurso.

4

Rita Sá. WWF

Consumo responsável de pescado

O Workshop incidirá, não só na enorme importância do solo, e suas características, como também, na sua vulnerabilidade às agressões externas, sendo ainda, inúmeras vezes, alvo de perigosos atentados pelos quais o Homem é, frequentemente, o principal responsável. De entre esses atentados será realçado, desde há bastante tempo, o problema da erosão, que tem condicionado fortemente a perda irreversível de muitas toneladas de solo por ano.

5

João Neves. Zoomarine

Pesca do Futuro

Nesta dinâmica, exploramos vários temas transversais a qualquer problemática ambiental (história, avanços tecnológicos, exploração dos recursos naturais, importância da comunicação e cooperação, etc.) com conteúdos de várias disciplinas (matemática, geografia, biologia, engenharia, saúde, história, etc). Através da simulação das várias técnicas de pesca utilizadas desde o passado até aos dias de hoje, os participantes exploram os impactos das tecnologias, do crescimento da população e das práticas sustentáveis na exploração do mar, assim como da introdução de novos elementos na dinâmica dos oceanos (e.g., poluição). Tudo isto, numa dinâmica que estimula (docemente) os vários sentidos dos participantes.

6

Tiago Carrilho Diogo Gomes. Jardim Zoológico de Lisboa

Conservação e Biodiversidade

Proclamada a Década da Biodiversidade pela Assembleia Geral da ONU até 2020, apresenta-se, assim, como uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população mundial consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Neste workshop, será abordada a importância que um Jardim Zoológico pode ter na conservação da biodiversidade e serão demonstrados alguns materiais zoológicos sempre numa perspetiva de descoberta dinâmica e participativa de modo a potenciar a aprendizagem. 

7

Carlos Cruz. ICNF

Canto das Aves

As aves emitem sons diferentes o tempo todo. Os mais frequentes são o alerta e o canto. Cada um deles desempenha o seu próprio papel para garantir a sobrevivência da espécie, como por exemplo o canto de acasalamento e vocalizações para contactar com as crias e elementos da mesma espécie e de espécies semelhantes.

A oficina consiste na identificação das aves a partir de sons gravados no campo. O objetivo é aprender a conhecer as aves de várias espécies, a partir do canto ou sons que emitem em diferentes momentos.

Flores na Horta, no jardim, no prato e no chá

O grande papel das flores na preservação da biodiversidade, uma horta sem flores é como uma casa sem janelas.

Quais as flores mais recomendadas para uma horta/jardim, como cultivá-las e como tirar delas o melhor partido quer na cozinha, na expressão artística ou no tratamento de cuidados básicos de saúde.

9

 Celestino Ruivo. UAlg

Fornos e Cozinha Solar

Apresentação dos vários tipos de fornos solares ao vivo e em pleno funcionamento caso haja sol, características funcionais, cuidados a ter na sua utilização e alguns truques. Demonstração de como se faz café instantâneo, pipocas, batata doce e bolo. Degustação no final

Técnicas de Collage

Realização de peças criativas utilizando a cola da linha UHU Re-Nature (linha eco sem solventes) e recorrendo à técnica de Collage (composição, de imagens, frases, etc. através da colagem de diversos tipos de materiais, com texturas diferentes, formando um motivo ou uma nova imagem), sob a inspiração do tema “Tudo acaba no Mar”.

Comissão Nacional

Parceiros em Projetos

Apoiam o Seminário

Organização