1
1
Seminário Nacional Eco-Escolas 2020 | Lisboa
Workshops

1

Tiago Carrilho e Diogo Gomes. Jardim Zoológico de Lisboa

Biodiversidade e Conservação

Assistimos hoje a uma crise de extinção provocada pelo comportamento humano e como tal surge uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população mundial consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Neste workshop, será abordada a importância que um Jardim Zoológico pode ter na conservação da biodiversidade e serão demonstrados alguns materiais zoológicos sempre numa perspetiva de descoberta dinâmica e participativa de modo a potenciar a aprendizagem.

2

Teresa Oliveira. SPEA

Aves na Minha Escola

Tendo como base a parceria entre a ABAE e a SPEA, no desafio do concurso: “Aves na minha escola”, que pretende sensibilizar para a importância das espécies de avifauna na manutenção da biodiversidade em meio urbano e no equilíbrio dos ecossistemas, serão construídos comedouros e bebedouros para aves. A manutenção, o tipo de alimento, bem como o registo de observação serão abordados, de modo a facilitar a implementação deste projeto nas escolas.

Suspeitos do Costume ou como realizar a Monitorização do Lixo Marinho em Praias

Sessão que tem como objetivo fornecer informação prática sobre monitorização do lixo em praias (ou outros locais quando devidamente adaptado). E que pretende transmitir a importância de aperceber a origem, o impacto e formas de prevenir o aparecimento dos resíduos que são encontrados em praias. Mais do que limpar é necessário entender como surge!

De uma forma prática com ajuda dos materiais necessários para a realização da ação explicam-se todas as fases da atividade:

Preparação: definição do local data e autorizações necessárias (Marinha, Município), duração, verificação da tabela de marés, etc).

Enquadramento: tipo de explicação da ação aos participantes antes da ação.

Recursos: materiais necessários (tipos de sacos, luvas, vestuário) ficha de campo/lista de items a serem contabilizados.

Apresentação de Recursos pedagógicos que ajudam a trabalhar este assunto em sala de aula.

4

Marina Duarte. Oceanário de Lisboa

Dar Tempo ao Oceano

Neste workshop pretende-se não só tirar a temperatura ao planeta, mas também medir as consequências das alterações climáticas e perceber como o oceano regula e influencia o clima da Terra.

Os impactos das alterações climáticas no Homem, na biodiversidade, no oceano e no planeta não podem ser ignorados. Conhecer as descobertas mais recentes sobre as alterações climáticas, os seus impactos e origens e, mais importante, as estratégias e as soluções para nos adaptarmos aos riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais são os objetivos desta ação.

Acabaram-se as desculpas: é urgente unir esforços para enfrentar este problema. Envolver crianças e jovens no debate deste tema e na procura das soluções é essencial para criar uma geração mais consciente e responsável. Compreender que o oceano é a peça-chave é o primeiro passo.

5

Duarte Gonçalves. Greens Project

Alimentação Saudável e Sustentável

Temáticas:

  • Importância de começar a comer bem desde pequeno. 
  • Como fazer escolhas saudáveis e sustentáveis para o dia a dia.
  • Alternativas saudáveis para aniversários e outras festividades.
  • “Mãos na massa” – Como confeccionar algumas destas iguarias alternativas.

6

Verónica Bogalho. CML. LxCRAS

Os animais precisam de ajuda? Reabilitação de fauna selvagem​

A fauna selvagem enfrenta globalmente ameaças não naturais com impacto significativo nas suas populações. A par de programas específicos dirigidos à conservação das espécies e habitats, é muitas vezes necessário intervir quando nos deparamos com um animal ferido, doente ou debilitado. Mas como saber se um animal selvagem precisa de ajuda? O que fazer? Como se reabilitam estes animais?

Nesta sessão vamos encontrar respostas a estas questões e conhecer o trabalho do Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa. 

Jogos da Biodiversidade

Atividades Interativas – Educação Ambiental 

O ensino expositivo nas escolas convencionais portuguesas é ainda a forma mais habitual de transmissão de conhecimentos. Apesar do mérito desta metodologia, existem várias outras ao dispor e que podem alavancar o processo de aprendizagem do tema que queremos tratar. Neste workshop, vamos fazer uma atividade na área das ciências sobre classificação e categorização de espécies. Os professores terão oportunidade de experimentar na prática uma ferramenta de ensino ativa e que poderá ser adaptada para vários outros conteúdos, desde a biologia, história ou matemática. 

Ervas para que vos quero

Afinal o que são ervas daninhas? São ervas que ainda não descobrimos para que servem.

Muitas dessas plantas são medicinais, outras são comestíveis e TODAS tem um papel fundamental na vida dos insetos polinizadores, atraem abelhas, borboletas, joaninhas e muitos outros auxiliares das nossas hortas. Vamos todos juntos mudar o paradigma das “infestantes” em meio urbano e rural. Lisboa já começou a deixar crescer ervas na cidade. Para que os munícipes não vejam esta importante atitude ecológica como desleixo é urgente que se realize paralelamente uma campanha de esclarecimento junto dos mesmos.

Neste workshop iremos conhecer algumas dessas plantas e o papel que desempenham na nossa saúde, na saúde das nossas hortas e no futuro do planeta.

9

Carla Cardoso. Faber-Castell

Banda Desenhada

Neste workshop serão abordadas técnicas e metodologias para estimular a criatividade na elaboração de histórias em banda desenhada. A partir da abordagem do ciclo do Eco-lápis da Faber-Castell, os professores terão oportunidade de criar algumas personagens que servirão de base para o trabalho a desenvolver nas respetivas escolas.

10

 Maria João Rodrigues e Diana Henriques. Lisboa E-Nova

Energia Sustentável

Pretende-se nesta oficina capacitar professores e agentes educativos para a sensibilização sobre o uso eficiente dos recursos energéticos, promovendo a motivação dos formandos para a realização de projetos e atividades relacionados com esta temática. Será abordada a Energia Sustentável desde uma perspetiva que abranja vários aspetos deste tema, como a sua relação com as alterações climáticas, o seu uso de forma racional e formas de produção de energia renováveis. Para tal, pretende-se transmitir bases e conceitos teóricos, introduzir dinâmicas e sugerir alguns exemplos práticos, ferramentas e recursos pedagógicos úteis para trabalhar o tema em atividades no contexto da educação formal e não formal.

11

Nelson Correia.Nuclio

O Espaço e nós

Conheça os programas Stellarium, Celestia e SkySafari que permitem fazer uma viagem pelo Universo e ensinar de uma forma interativa o céu noturno, as constelações, as fases da lua, os eclipses e as estações do ano. Conheça também as aplicações Loss of the Night Dark Sky Map que permitem estudar a poluição luminosa.

12

Carla Sousa Santos e Sara Duarte. MARE e Águas do Tejo Atlântico

Peixes Nativos dos Rios Portugueses

A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição, a proliferação de espécies exóticas e a escassez de água. Nesta workshop serão abordados aspetos relacionados com a biologia, ecologia e evolução das espécies de peixes estritamente dulciaquícolas nativos de Portugal. Serão igualmente abordadas as principais ameaças à sua sobrevivência e apresentadas as várias medidas em curso para mitigar o atual risco de extinção, incluindo metodologias práticas dirigidas ao público escolar que têm como objetivo promover a literacia ambiental no que respeita à preservação dos ecossistemas fluviais.

Organização: