Missão Eco-Escolas: Amar o Mar | Premiados

Atualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Neste âmbito, a ABAE | Programa Eco-Escolas lançou o desafio “Missão Eco-Escolas: Amar o Mar” , que convidou todos os alunos a promover a sensibilização de todos para a importância da proteção do ecossistema marinho.

O desafio consistiu na elaboração de desenhos onde era representada a missão de Amar o Mar, e na partilha dos mesmos através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #AmarOMar.

Neste desafio, que decorreu até 30 de maio de 2021, foram submetidos a concursos mais de 2845 trabalhos, os quais podem consultar aqui.

Entre todas as participações, o Programa Eco-Escolas selecionou 6 premiados.
Os premiados são:

1º Prémio – Escola S/3 Henriques Nogueira (Torres Vedras) – Íris Mendes (10º ano)
2º Prémio – Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso) –
Mariana Cruz (8º ano)
3º Prémio Escola EB nº1 da Lousã (Lousã) –
Alunos SMA1
Menção Honrosa – Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor) – Margarida Florindo (3º ano)
Menção Honrosa – JI/Creche Instituto de Santa Catarina (Velas) – Rodrigo (6 anos)
Menção Honrosa – Colégio Luso- Francês (Porto) – Leonor Baptista (9º ano)

2º Prémio – Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso) – Mariana Cruz (8º ano)

3º Prémio – Escola EB nº1 da Lousã (Lousã) – Alunos SMA1

Menção Honrosa – Colégio Luso- Francês (Porto) – Leonor Baptista (9º ano)

Parabéns, e obrigado, a todos os que participaram neste desafio e contribuíram para aumentar a sensibilização para a necessidade e urgência em conservar e recuperar o ecossistema marinho!